EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DO CRESCIMENTO NO RAMO DAS HAMBURGUERIAS DA CIDADE DE CASCAVEL/PR

Autores

  • Vandete Maria Sonego
  • Lucas Viana Ferreira da Silva

Resumo

Para muitas pessoas a alimentação fora do lar tornou-se um hábito, desta forma, o ramo alimentício e principalmente os restaurantes tiveram crescimento maior nos últimos anos. Dentre estes, encontram-se as chamadas hamburguerias artesanais e gourmets, uma nova modalidade de comércio dos lanches do tipo hambúrguer que vem demonstrando popularidade entre as opções de escolha dos clientes, mas, realmente houve um crescimento deste mercado? Este artigo tem como objetivo principal apresentar discussões sobre o avanço do número de hamburguerias na cidade de Cascavel-PR e, ainda, traz em seus objetivos específicos algumas informações sobre os tipos de empreendedores dessa área e uma matriz de análise estratégica deste mercado de acordo com a perspectiva daqueles que estão a frente das hamburguerias. Esta investigação tem grande valor para o desenvolvimento da administração empreendedora na cidade, fornecendo informações pertinentes para os empreendedores já envolvidos neste ramo de mercado e, também, para aqueles que desejam iniciar neste tipo de empreendimento, uma vez que este apresenta-se como uma ótima alternativa de investimento. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário de abordagem quantitativa e qualitativa. Os questionários foram respondidos pelos donos e responsáveis das hamburguerias de Cascavel-PR, dentre estes, foram selecionados alguns que passaram por uma entrevista semi-estruturada com intuito de obter um conhecimento mais profundo sobre a situação atual desta ramificação. Ao final desta investigação notou-se que realmente houve um rápido crescimento tanto no número de hamburguerias presentes na cidade quanto na força e aceitação deste negócio, e que mesmo contendo várias hamburguerias na cidade ainda é possível optar pela implantação deste empreendimento, desde que se mantenha o cuidado na qualidade e apresentação do produto.

Downloads

Publicado

2022-08-24