CRIANÇA COM A SÍNDROME DE ASPERGER: ESTERIÓTIPOS, PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR
Resumo
Este artigo apresenta uma análise teórica sobre a criança com a Síndrome de Asperger (Transtorno do Espectro Autista leve) no contexto da inclusão escolar comum, bem como uma apreciação sobre a concepção de criança, o diagnóstico do aluno com a Síndrome de Asperger, quais suas características, dificuldades e habilidades, o acompanhamento familiar e pedagógico deste aluno e como ocorrem as políticas públicas para a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Serão utilizadas diversas bibliografias, em que os autores e pesquisadores mostrarão cada qual a sua reflexão sobre o modo que as crianças com a Síndrome de Asperger sentem e vivem o mundo e suas particularidades, visto que uma análise equivocada pode trazer mais transtornos e complicações para a criança. Quando a criança é corretamente avaliada, e acompanhada por profissionais capacitados, ela poderá ter uma vida digna e satisfatória.