ENSINO DA LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA MODERNA NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO: ENSINO MÉDIO EM FOCO
Resumo
Este trabalho de cunho qualitativo documental e de revisão bibliográfica aborda discussões a respeito do ensino e aprendizagem da Língua Materna, Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Modernas, mais especificamente a Língua Inglesa, e como os professores trabalham essas duas Línguas e suas formas de linguagem e comunicação no Ensino Médio brasileiro. Os autores aqui abordados como referências dão conta de discutir ao menos um esboço sobre o conteúdo supracitado como, por exemplo, Queiroz (2009), o qual explicita o contexto histórico do Ensino Médio brasileiro, Klein (2009) com suas metodologias de trabalhos com textos e contextos em sala de aula, os PCNs e as DCEs, os quais norteiam o ensino, aquele em âmbito nacional e este no estadual – como foco principal o estado do Paraná -, além de algumas contribuições bakhtinianas sobre ideologias no âmbito da linguagem e vários outros teóricos que expõem suas ideias sobre o ensino e aprendizagem da língua em sala de aula, principalmente no contexto do Ensino Médio brasileiro, o qual tem papel protagonista no intuito do texto a seguir. Os estudos aqui expostos só têm a nos acrescentar quando se tratando da linguagem efetiva como inserção do sujeito em seus contextos sociais, culturais, políticos, educacionais etc.