PERCEPÇÃO ESPACIAL INFANTIL
Resumo
Este trabalho enfatiza as relações entre – arquitetura e psicologia – aplicada ao ambiente infantil. Essa relação resulta, em especial, na chamada psicologia ambiental, que se diz respeito ao estudo das implicações psicológicas e psicossociais das inter-relações entre a criança e o ambiente. Aborda sobre a influência que o ambiente implica com o bem-estar e o desenvolvimento da criança, quando um espaço é bem projetado e sabe-se usufruir da arquitetura em toda a sua essência. A questão problema que se levantou foi: como a arquitetura pode influenciar a sensação física através de uma edificação? Com base neste contexto, o objetivo geral deste artigo consistiu em compilar informações sobre a influência da arquitetura na percepção espacial e no desenvolvimento infantil, obtendo assim maior qualidade no espaço construído em relação ao conforto mental da criança. O estudo foi feito através de pesquisas bibliográficas e web gráficas. Assim, chegou-se a conclusão de que a aplicação da interdisciplinaridade entre a arquitetura e psicologia em ambientes infantis poderá dar melhores condições e conforto emocional às crianças. Trazendo assim benefícios ao crescimento e deixando-as mais satisfeitas dentro do espaço que frequentam.