A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS POR DOCENTES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
A educação é um processo dinâmico tendo como base a assimilação cognitivo-cultural do indivíduo, juntamente com a capacidade de resolver problemas amplos e complexos inerentes à sua atuação na sociedade. Neste sentido, a adoção de novas formas de ensino-aprendizagem e de organização curricular que busquem integrar teoria/prática, ensino/serviço, as disciplinas e as diferentes profissões da saúde, além de desenvolver a capacidade de reflexão sobre problemas reais e a formulação de ações originais e criativas, é capaz de transformar a realidade social. Objetivou pesquisar junto aos docentes dos cursos da área da saúde a utilização de metodologias ativas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa com os docentes dos cursos da área da saúde ofertados em uma instituição privada de ensino. A pesquisa mostra que, apesar da grande quantidade de opções que os docentes possuem para inovar e modificar as estruturas básicas de sala de aula, a maior parte dos mesmos não a faz. Sabe-se que o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem visa a motivação dos discentes pela busca do conhecimento e, consequentemente, os mesmos apresentam maior facilidade de expressão oral, de busca ativa e de resolução frente aos problemas expostos. Desta forma, a pesquisa demonstrou que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são utilizadas na instituição mesmo que com pouca frequência, porém, pela maioria dos docentes. Isso comprova a preocupação dos mesmos quanto à qualidade na formação acadêmica dos profissionais que atuarão na área da saúde.