GÊNEROS DISCURSIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO IT FITS

Autores

  • Elizabeth Becker Wachholz

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões e análise sobre como são explorados os gêneros discursivos no volume do 9º ano da coleção didática do PNLD, intitulada It Fits. A partir de estudos e do conhecimento empírico sobre a temática, são levantados alguns questionamentos que se destacaram como norteadores da investigação: a variedade de gêneros apresentada no volume didático corresponde ao caráter de gêneros que circula socialmente? Qual é a concepção de linguagem que embasa o trabalho com os gêneros nas atividades do volume didático? Essa concepção permite uma aprendizagem interativa? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, é estabelecido, como objetivo geral, analisar e descrever a abordagem de ensino e a concepção de linguagem que orienta o trabalho com os gêneros discursivos nas atividades do volume didático, verificando em que proporção essa abordagem se encontra ancorada na teoria dialógica do discurso. A fim de alcançar o objetivo proposto, sustenta-se a pesquisa nos pressupostos da perspectiva discursiva e dialógica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa pautada na concepção sociointeracionista bakhtiniana de linguagem e discurso, do tipo qualitativa interpretativista, que se propõe a analisar como são explorados os gêneros discursivos no volume didático de língua inglesa. O levantamento de dados foi possível por meio de leitura da literatura existente sobre o tema, da atuação da autora na escola pública e da análise do volume didático em foco. Como resultado desse processo de investigação, entende-se que o livro didático influencia na forma como o professor de língua inglesa trabalha os gêneros discursivos em sala de aula, podendo apresentar uma variedade significativa de gêneros que auxiliam o professor, mas que necessita, por outro lado, de adequações de acordo com o contexto dos alunos.

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Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

Sociais e Humanidades