POÉTICA, MÚSICA E PROTESTO NA OBRA DE RODRIGO PITTA
Resumo
O estudo apresenta uma análise do livro Água, gasolina e a Virgem Maria e da música Sambas Urbanos, ambos de autoria do poeta, compositor, dramaturgo e cantor, Rodrigo Pitta. O interesse pela análise recai especialmente pelo teor representativo das obras em termos estéticos de um projeto de arte contemporânea brasileira. A reflexão busca ilustrar como o autor percorre caminhos para discutir a condição humana, numa fórmula de autorreflexão sobre a vida e o próprio fazer poético. Em seus versos Pitta apresenta-se como consciente de sua posição social e incorpora esta atitude à poesia, preocupando-se mais com suas convicções e menos com a elaboração dos versos. Sua poesia é colocada a serviço da sociedade como forma de protesto e neste espaço ganha vigor. As reflexões apontam que obra e ambiente se entrecruzam formando ao mesmo tempo uma fórmula de protesto e relato, na qual o poeta direciona seu olhar investigativo sobre nossa própria condição humana, ultrapassando uma simples crítica pessoal e ideológica. Conclui-se que a obra de Pitta é tomada por sentido, continua atual, crítica e contribui para aprofundar nossa tarefa enquanto leitores ou até mesmo como críticos de buscar paixão e prazer na Literatura.