METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA INTELECTUAL

Autores

  • Ione Maria Plaza Hilgert
  • Lucas Andrei Alves Teixeira

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca das mudanças educacionais na sociedade e a sua influência na ação pedagógica, evidenciando os paradigmas científicos que se modificam constantemente obrigando os indivíduos a buscarem novos conhecimentos para que possam solucionar seus problemas. Neste sentido, a ação pedagógica precisa utilizar-se de metodologias que favoreçam o processo de aprendizagem em um contexto significativo à formação do estudante, que passa a ter um papel ativo na busca e na construção de novos conhecimentos, possibilitando assim, uma autonomia intelectual. As metodologias ativas apresentadas neste artigo são: PBL (Aprendizagem Baseada em Problema), que propõe a busca pela solução de problemas através de conhecimento cientifico, o Grupo Operatório que simula situações reais aonde há jogos de interesses e a sala de aula invertida que se constitui em uma leitura previa do assunto e debates para preencher as lacunas deixadas pela aprendizagem.

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Publicado

2018-03-21

Edição

Seção

Sociais e Humanidades