COMO ABORDAR A TIMIDEZ EM SALA DE AULA COM BASE NA OBRA “O SOFÁ ESTAMPADO” DA AUTORA LYGIA BOJUNGA
Resumo
O presente trabalho reflete o significado da palavra “timidez” e discute com base nos autores Taglieber e Müller (2013), Cordeiro (s/a) e Felix e Filho (2008), como ela pode atrapalhar no processo de ensino-aprendizagem, visto que pode ser definida como um sentimento de constrangimento e retração perante situações de exposição. Logo, por estar muito presente no cotidiano escolar, trazemos propostas de ensino voltadas para múltiplas metodologias, a fim de promover a inclusão do aluno tímido na sala de aula. Isto porque é na escola, o lugar onde as crianças têm suas primeiras experiências sociais, que inúmeros traumas e dificuldades de aprendizagem podem ser desencadeados. Iremos tratar ainda, qual o papel do professor diante deste cenário e propor considerações acerca do assunto com base no livro “O Sofá Estampado”, da autora brasileira Lygia Bojunga que é uma ótima ferramenta que aborda a timidez mostrando o despreparo de professores para lidar com este perfil de aluno. Além disto, por tratar-se de uma literatura possibilita trabalhar com este tema em sala de aula, pois este assunto está apresentado de maneira divertida e compreensível aos estudantes.