ENTRELAÇANDO SABERES PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MODELO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Resumo
O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), efetivado em 1955, prevê a atuação do nutricionista no mesmo, abrangendo muito além do planejamento de cardápio. Desta forma, visando as atribuições do profissional nutricionista junto ao Programa de Alimentação Escolar (PAE), teve-se a iniciativa de entrelaçar saberes para implantar um Centro de Educação Infantil (CEI) modelo em Alimentação Escolar, uma vez que deparou-se, em município de estágio, com um CEI em implantação, o qual atenderia crianças de um a cinco anos, em três modalidades de ensino: berçário, maternal e pré escola. Para isto, planejou-se e executou algumas obrigações deste profissional de acordo com a resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 465/2010. Assim, foi realizado a avaliação nutricional das crianças, a identificação de indivíduos com necessidades nutricionais específicas, o planejamento e elaboração de cardápios, atividade de educação alimentar e nutricional, a elaboração de fichas técnicas de preparo, a capacitação de cozinheiras escolares em Boas Práticas de Manipulação/Fabricação, os testes de adesão e aceitabilidade, interagiu-se com os agricultores familiares e demais organizações desta natureza e foram elaborados o Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). Com isso, percebeu-se o quanto é amplo a atuação do profissional de nutrição na alimentação escolar e a importância de desenvolver as atividades de competência do mesmo, a fim de alcançar os objetivos do PNAE.