DIVERSIDADE DE PÚBLICO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Silvia Aparecida Cavalheiro
  • Leodirene Aparecida Ferreira Ybarrola
  • Maria Aparecida dos Santos Nascimento

Resumo

As desigualdades sociais e culturais têm contribuído para que parte da população brasileira não conclua seus estudos no Ensino Básico ou não chegue ao Ensino Superior. Embora, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Ensino Fundamental seja obrigatório, muitos jovens desistem dos estudos para trabalhar devido à falta de recursos financeiros. Tal público, porém, se depara com as exigências do mercado de trabalho e com a necessidade de ingressar em cursos técnicos, circunstâncias essas que levam jovens e adultos a voltarem à escola. A presente pesquisa é motivada por mudanças que ocorreram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir dos anos de 1990, bem como pela disciplina da EJA no curso de Pedagogia, tendo como orientação as Diretrizes que fundamentam o trabalho do professor, observando as metas a serem atingidas por meio do Plano Nacional de Educação. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico e natureza qualitativa, pois apresenta um estudo de leis, documentos governamentais e obras de autores sobre a área, tais como Saviani (1999), Gadoti e Romão (2000) e Marconi e Lakatos (2001). Este artigo é uma pesquisa inicial de teorias que objetivam demonstrar a importância da EJA e de Políticas Públicas que possibilitem o atendimento à população que procura essa modalidade de ensino.

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Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Sociais e Humanidades