AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNIOESTE/CASCAVEL

Autores

  • Silvia Aparecida Cavalheiro

Resumo

O artigo apresenta a análise das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente baseada nos relatos dos ex-bolsistas do subprojeto Formação e Ação: Leitura e Escrita na Escola/FALE, da área de Língua Portuguesa, inserido no programa PIBID, da Unioeste, campus Cascavel. Trata-se de uma análise interptetativa e qualitativa tendo como fonte de dados os relatórios semestrais dos acadêmicos bolsistas nos quais os acadêmicos devem expressar as contribuições do subprojeto. Os relatos das experiências demonstram a importância do programa e o resultado que pode apresentar para a formação acadêmica e profissional dos docentes. Como embasamento teórico utilizaram-se os estudos de Nóvoa (2003), Freire (1996), Barreto (2003), Libâneo (1998), Vasconcellos (2001), como também os documentos da CAPES que dispõem sobre o Programa.

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Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Sociais e Humanidades