EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA FERRAMENTA PARA AUDITORIA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Veronice Kramer da Rosa Reis
  • Sergio Luiz Finger
  • Leomar da Rosa Frigo

Resumo

Este estudo retrospectivo de natureza literária pautou-se metodologicamente na exploração de pesquisa bibliográfica e descritiva, objetivando analisar e refletir o tema sobre a ótica de diversos autores. Mostrando que o enfermeiro e sua equipe ao deixar de realizar insuficientemente o preenchimento de relatórios de ações técnica-científicas no prontuário médico hospitalar durante a internação do paciente podem incidir em glosas durante a auditoria de enfermagem. Ao ser instalado e bem conduzido a auditoria só tende a ser beneficente tanto ao paciente, quanto a equipe e a instituição, pois a finalidade não é a penalidade, mas detectar erros e os analisá-los no que se refere ao controle de custos desnecessários, qualidade de atendimento ao cliente e pagamento justo da fatura hospitalar. Por vezes, quem realiza o processo de auditoria em enfermagem, é o enfermeiro, profissional habilitado em sua essência como educador em saúde, responsável também por ocupar cargos de chefia da equipe, no que se refere à educação preventiva, corretiva e não punitiva desta, para o fim de evitar ou diminuir atos que possam incidir em glosas. Para tanto, se faz necessário que o enfermeiro passe por constante aperfeiçoamento técnico-científico para poder agir como profissional educador junto a sua equipe, bem como por formar profissionais de ideias plausíveis de crescimento e solidificação do trabalho em equipe.

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Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Saúde e Biológicas