HOMENS E SEUS CUIDADOS ESTÉTICOS: UMA PESQUISA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Mesmo que em fase de incertezas na economia geral o mercado emergente da beleza não para de crescer e a aderir novos consumidores, homens e mulheres investem tempo e dinheiro em seus cuidados pessoais. A vaidade dos homens e seus cuidados com o corpo vêm ganhando espaço mesmo que em fase embrionária e já possui uma fatia do mercado para o consumo de bens e serviços em estética. Desta forma, como o objetivo principal a pesquisa propõe um levantamento entre os jovens universitários na faixa etária de 19 a 26 anos. O objetivo principal é relatar o percentual de interesse deste público masculino por tratamentos estéticos No referencial teórico a preferência foi para autores que destacam a evolução do homem moderno, a expansão do mercado de bens e serviços em estética. A ferramenta usada na metodologia foi através da pesquisa quantitativa com o uso de questionários distribuídos entre jovens universitários masculinos. Os resultados indicam que os participantes do estudo na fase acadêmica estão se adaptando e incrementando no seu cotidiano os cuidados com a pele e o corpo, mesmo que em passos lentos, a pele e o condicionamento físico mostram ser uma preocupação eminente entre os jovens. Observa-se que há intenção de alguns jovens a procurar algum procedimento em estética. Concluí-se que há uma grande evolução o homem na inserção e adaptação dos cuidados estéticos e físicos no sentido de “cuidar da aparência”. Recomendam-se novos estudos com melhor exploração da faixa etária desde o jovem adolescente até o idoso, com amostras maiores possibilitando melhor diagnóstico sobre a vaidade masculina.