BENEFÍCIOS DE UMA CENTRAL DE COMPRAS DE FLV COMO VANTAGEM PARA PEQUENOS E MÉDIOS VAREJOS

Autores

  • Andreia Helena Pasini
  • Ana Paula Raizi
  • Rodrigo Anzoategui
  • Rosemary Zanforlin

Resumo

O presente artigo teve como principal objetivo analisar a estratégia da formação de uma central de compras de FLV (frutas, legumes e verduras) como forma de criar vantagem para pequenos e médios mercados, no período de 2009 a 2012. Para atingir ao objetivo que fora proposto, foram utilizados como métodos de pesquisa, a aplicação de questionários aos gestores para a obtenção das dificuldades encontradas pelos pequenos e médios varejos, bem como o levantamento dos custos para a implantação de uma central de compras. Na apresentação e análise dos dados são apresentados os custos atuais para deslocamento para compra individual das empresas e, em seguida os custos fixos para instalação da central, os custos iniciais para abertura da empresa e uma análise de compras individuais e em grupo das cinco empresas. Por último são apresentadas as considerações finais juntamente com uma conclusão sobre o estudo feito e algumas sugestões às empresas participantes.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Sociais e Humanidades