CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY E BAKHTIN PARA A LINGUAGEM: INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Alfabetização, Linguagem, InteraçãoResumo
Admitir a linguagem como interação social é percebê-la como interatividade entre os sujeitos que com ela praticam ações em seus “diferentes falares”. Isso requer um novo paradigma sobre os sujeitos da ação enunciativa que emitem e organizam vozes buscando efeitos e significados. Nesse viés, este artigo baseia-se essencialmente nas abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky sobre a questão da interação pela linguagem. Além destes autores, também são ressaltadas as considerações de autores que os interpretam, tais como, Geraldi e Oliveira. Essas contribuições linguísticas à alfabetização deslocam as atenções da linguagem de aspectos puramente formais para aspectos enunciativos discursivos. Nessa perspectiva, o sujeito passa a ser visto como autor do processo de interação, com condições para transitar por diferentes discursos e construir um próprio, a partir de sua condição de leitor.