ESTRATÉGIAS DE MARKETING ASSOCIADAS À ATENÇÃO FARMACÊUTICA APLICADAS À FARMÁCIA DE DISPENSAÇÃO
Resumo
A farmácia de dispensação é um estabelecimento destinado a comercializar drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Compreendendo que o profissional destinado a atender os requisitos de uma farmácia seja o farmacêutico, este deve se destacar no acompanhamento do paciente em relação à prevenção e promoção da saúde. Porém, esse profissional da saúde é pouco reconhecido diante da sociedade. Com o objetivo de visar lucros associados à Atenção Farmacêutica em uma farmácia, realizou-se uma revisão bibliográfica que mostre quais estratégias de marketing de serviço e de relacionamento são utilizados pelas farmácias de dispensação como forma de atrair e fidelizar seus clientes. Dentre as estratégias de marketing utilizadas por farmácias e drogarias, as mais comuns são, o atendimento 24 horas, drive-thru, entrega em domicílio, mix de produtos e serviços voltados exclusivamente para consumidores com doenças crônicas, novos mecanismos de créditos, cartão de fidelidade, prêmios inéditos, seguros e outros valores agregados. Porém nessas estratégias há uma falta de contato entre o farmacêutico e o paciente, indicando que não há assistência farmacêutica, o que deixa clara a necessidade de um plano de marketing que envolva o paciente e o farmacêutico, o que seria um diferencial para os estabelecimentos.