A MORDIDA DA MAÇÃ: O DESIGN PROVOCANTE DA APPLE
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado a partir da construção do design de produtos usando como objeto de estudo a empresa Apple e destacando sua influência sobre os consumidores e a importância que o design de produtos exerce nesta marca. Para tanto, será apresentado um breve levantamento histórico da empresa, apontando sucessos e falhas e destacando a preocupação que a Apple tem em proporcionar design aliado à funcionalidade e ergonomia. Entrevistas e publicações relacionadas ao design serão estudadas e discutidas com base nos autores e especialistas no assunto, de forma a compreender porque a empresa possui tamanho destaque no mundo dos eletrônicos. Logo é possível perceber a revolução no segmento de produtos eletrônicos por proporcionar experiências sensoriais, visuais e auditivas, indo além da criação de dispositivos elegantes, práticos, portáteis e eficientes. E, para melhor compreensão do sucesso desta “religião” em que a marca se transformou, este artigo fundamentou-se em obras bibliográficas de design, biográficas de autores renomados, leituras online a respeito dos produtos da marca e textos que discorrem sobre a eficiência, a funcionalidade e a estética destes produtos. Com base neste elo de estudos, percebe-se cada vez mais o crescimento de seguidores, usuários e fãs que fazem com que os gadgets sejam mais desejados a cada lançamento.