EM SUA QUINTA EDIÇÃO, THÊMA ET SCIENTIA , A REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE ASSIS GURGACZ

Autores

  • Eduardo Miguel Prata Madureira
  • Patrícia Barth Radaelli

Resumo

O conceito de dialética tem sido explicitado por várias doutrinas filosóficas, com diferenças significativas – são as ideias questionadoras de Platão, a lógica de Aristóteles, definições marxistas ou hegelianas, dentre outras tantas. Há, porém, um viés que aproxima todas as definições: a de que construção da ciência se dá pela coletividade; a contraposição e a contradição das ideias levam a outras ideias, outros conceitos – a (trans)formação da ciência é dialética. Embasadas nas contribuições, teorias científicas firmam-se como verdades quase que absolutas à espera de novas descobertas que as superem ou complementem e os novos conhecimentos assim se configuram.

Na contemporaneidade, as contribuições científicas emergem das publicações consolidadas – livros, anais, periódicos somadas às novas observações da realidade. A popularização da internet facilitou o processo de disseminação do conhecimento, porém a contribuição do outro pesquisador continua sendo a fonte primordial do avanço científico. O que seria dos grandes cientistas sem os seus predecessores? Provavelmente suas teorias não alcançariam a repercussão que obtiveram. Na pesquisa científica, essas contribuições se dão por meio do entrelaçamento das ideias, do diálogo ao novo contexto real; ainda, das citações dos conceitos já publicados. Conceitos estes escolhidos aleatoriamente? Não. Montaigne dizia não se inspirar apenas nas citações; elas lhe serviam para corroborar suas ideias. Era uma preocupação constante do filósofo, pautar-se não na quantidade e sim na qualidade das citações que usava.

As citações contidas nos artigos presentes nesta edição da revista Thêma et Scientia foram, certamente,  provocações dialéticas escolhidas pelos pesquisadores autores e evidenciam-se nos vinte artigos que, mais uma vez, seguindo as primeiras edições estão divididos em quatro grandes áreas: Sociais e Humanidades, Engenharias, Tecnologias e Gestão, Saúde e Biológicas e Meio Ambiente.

Na primeira divisão, Sociais e Humanidades, encontram-se sete artigos com abordagens sobre o planejamento urbano, o espaço físico da cidade de Toledo/PR., o patrimônio cultural e o processo de inventário, o imposto territorial rural, o endomarketing, a determinação dos salários na indústria e as receitas contábeis.

O primeiro artigo elaborado por coordenadoras de cursos das Faculdades Assis Gurgacz e Dom Bosco trata da Gestão Municipal Democrática. Neste, ressalta-se a lei 10.257/2001 que preconiza que as cidades brasileiras devem fazer uso do planejamento estratégico e estimular a intensa participação popular nas decisões. O artigo discorre sobre os Planos Diretores Municipais e os Sistemas Municipais de Planejamento principalmente na microrregião de Cascavel, Oeste do Paraná.

A evolução do Município de Toledo é apresentada no segundo artigo, com comparações a partir de imagens atuais e antigas, à luz dos planos diretores que nortearam o município ao longo de sua existência, evidenciando que atitudes do passado causam reflexos nos dias atuais. O artigo elaborado pelos professores arquitetos apresenta também obras com mais de cinquenta anos no município.

O terceiro estudo desta seção trata da utilização do inventário como instrumento de identificação e documentação do patrimônio cultural. Com um estudo de caso do município de Céu Azul/PR, as autoras ressaltam a importância da participação popular nesse processo gerando uma manutenção das raízes culturais.

As impressões e o conhecimento dos agricultores nos municípios paranaenses de Medianeira e Matelândia, tangente ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) são tratados no quarto artigo. A aplicação de questionários evidenciou que grande parte dos agricultores não conhece a destinação dada a esses recursos, o que ressalta a importância de estudos como esse.

Com a mundialização do comércio proporcionada pela globalização, o marketing que é estudado desde os anos 1940, passa a ter uma importância ainda maior. Os autores do quinto artigo trabalham a ferramenta do endomarketing no intuito de aperfeiçoar as reservas de um resort na região oeste do Paraná, propondo inclusive um plano de endomarketing que trabalha a missão, visão, objetivos e valores da empresa junto aos colaboradores.

O sexto artigo da seção considera a determinação dos salários da indústria tradicional da região sul.  Trata-se de um estudo empírico promovido pela pesquisadora, uma vez que a mão de obra dessa região é farta, mas considerada de baixa magnitude tecnológica. A grande desigualdade de renda promovida no país é o motivador de tal estudo. Segundo a pesquisa, os salários dos trabalhadores brasileiros cresceram no período estudado, principalmente pela abertura capitalista promovida nos últimos vinte anos.

O último artigo dessa área, elaborado por dois pesquisadores professores da área de ciências contábeis, discute a grande mudança ocorrida em 2007 na legislação contábil e seu impacto nas empresas e nos respectivos escritórios de contabilidade. Os autores concluem que a complexa normatização exige um profissional contábil preparado e acreditam que se faz necessário um maior alinhamento da norma brasileira com as normas internacionais.

A seção Engenharia, Tecnologia e Gestão apresenta dois artigos. No primeiro estudo são abordadas as patologias apresentadas em marquises de concreto armado. O local escolhido foi o calçadão da Cidade de Cascavel/PR e o estudo concluiu que 33% das marquises vistoriadas apresentam patologias de alta gravidade, 39% de média e 22% de baixa gravidade. No segundo artigo é discutida a utilização do geoprocessamento aplicado à qualidade do leite. Para isso, foram traçadas rotas com o auxilio do GPS visando à otimização do transporte e consequente melhora na qualidade do leite na região de Campina da Lagoa/PR.

A seção Saúde e Biológicas está configurada com nove artigos que, com base num vasto arcabouço teórico, apresentam discussões sobre a ansiedade infantil; o abandono do tabagismo; o aumento da adesão ao exame de colo de útero; a correção entre casos de carcinoma de mama; o perfil glicêmico de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica; o linfoma extranodal; a avaliação epidemiológica das rejeições de doadores de sangue; ainda, a hanseníase e os aspectos epidemiológicos da população geronte de uma UBS.

O estudo de caso do atendimento psicológico de uma criança é o tema do primeiro artigo da revista. A pesquisadora é psicóloga especialista em psicologia clínica-analítico-comportamental. A criança, objeto do estudo, apresentou um quadro de ansiedade de separação. Os resultados apresentados são parciais, uma vez que a paciente continua seu tratamento, porém grande parte dos sintomas desapareceu, o que significou uma diminuição de frequência do tratamento que passou de semanal para quinzenal.

No segundo artigo desta seção, apresenta-se uma análise, feita através das fichas de pacientes que participam da terapia comportamental do Programa Antitabagismo da cidade de Cascavel, quais os fatores relacionados à interrupção ou não do hábito de fumar. Os pesquisadores concluíram que essa terapia apresenta importantes resultados no combate ao vício e que os fatores associados ao grau de dependência da nicotina devem nortear a abrangência do tratamento.

O aumento na adesão ao exame citopatológico do câncer de colo de útero em uma Unidade de Saúde da Família na zona rural do município de Cascavel/PR é o objeto do terceiro artigo desta área. O estudo considerou que o desenvolvimento de um modelo de rastreamento aumentou a realização do exame citopatológico. Caso sejam mantidas e aperfeiçoadas as ações, o índice deve melhorar ainda mais.

O câncer de mama é a segunda neoplasia maligna mais frequente em todo o mundo. O quarto artigo desta seção buscou avaliar a frequência e a correção entre marcadores tumorais moleculares e aspectos morfológicos, concluindo que esses marcadores são fundamentais para os estudos do câncer de mama. O quinto artigo dessa área apresenta as modificações glicêmicas em pacientes com diabetes do tipo 2 submetidos à cirurgia bariátrica. Os pesquisadores acreditam, com base nos dados analisados desses pacientes após um ano do procedimento cirúrgico, que a cirurgia de Fobi Capella constitui-se num importante método para controle da glicemia em diabéticos.

Um caso de linfoma extranodal de células T e NK – tipo nasal é relatado no quinto artigo da área de Saúde e Biológicas da revista. O artigo apresenta a conclusão de que não houve resposta satisfatória à utilização da rádio e quimioterapia frente à agressividade da doença no caso estudado. Ressaltam, os autores, que em razão da baixa incidência dessa patologia, não existem estudos que gerem um consenso quanto ao tratamento.

O sexto artigo da seção trata a problemática da segurança da transfusão sanguínea. Os pesquisadores coletaram dados de sangue rejeitado num banco de sangue da cidade de Cascavel entre os anos de 2004 e 2009. Segundo os dados da pesquisa, 17% dos candidatos à doação nesse período foram considerados inaptos, principalmente em razão de hipertensão, contato sexual sem parceiro fixo, anemia, entre outros. Do sangue coletado 11% acabou descartado principalmente por apresentar reação positiva ao Anti-HBc.

A Hanseníase é tratada não só como uma doença no sétimo artigo desta seção, e sim estigma de sofrimento e preconceito por parte da sociedade. Os pesquisadores consideram que a mudança da nomenclatura e as campanhas promovidas, demonstrando que a doença é curável e de origem bacteriana, diminuíram o preconceito, mas ele ainda existe e acaba sendo a maior causa de sofrimento aos seus portadores. O último artigo dessa seção versa sobre as doenças que surgem juntamente com o envelhecimento, entre elas as parasitoses. Foram utilizados exames laboratoriais de parasitos intestinais de 91 idosos residentes em um bairro da Cidade de Cascavel/PR. Observou-se alta ocorrência de parasitas intestinais, mostrando que são necessárias medidas profiláticas que visam reduzir o surgimento dessas doenças.

Na última seção da revista, dedicada ao Meio Ambiente e Ciências Agrárias são apresentados dois artigos que tratam do cultivo hidropônico e do reaproveitamento de resíduos urbanos sólidos. No primeiro artigo, ressaltou-se a eficiência da cultura hidropônica no que tange a absorção dos nutrientes balanceados pelas plantas. Concluem, os pesquisadores, que a bancada em que as plantas repousam não deve exceder 15 metros de comprimento para que a oxigenação da planta não seja comprometida. O segundo artigo analisa a iniciativa de prefeitos da região norte do Rio Grande do Sul, que criaram um Consórcio Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos urbanos. Consideram os pesquisadores que, uma vez superados os aspectos culturais históricos e sociais, é possível modificar padrões de uso e hábitos consolidados pela população e aderir a ações que diminuam o impacto ambiental e social da vida moderna.

Salienta-se que os artigos contidos nessa revista são de inteira responsabilidade de seus autores. Vale ressaltar, também, um agradecimento especial a estes, que contribuem com a pesquisa científica e suas ramificações. Ainda, a equipe da revista agradece a todos que contribuem para a elaboração e difusão deste periódico. A filosofia de trabalho da Thêma et Scientia é consonante com o pensamento de Montaigne, pois não há uma busca pela quantidade de manifestações científicas e sim pela qualidade que elas emanam, contribuindo para prática científica na comunidade acadêmica.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Apresentação