ENDOMARKETING: O ESTUDO DE CASO EM UM RESORT DE FOZ DO IGUAÇU NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Resumo
O artigo objetiva identificar e avaliar as ações de comunicação interna e gestão de pessoas num resort, buscando propor ações para um plano estruturado de endomarketing. Este plano contempla ações direcionadas à remuneração, gestão de pessoas, liderança, comunicação, treinamento, crescimento profissional e imagem do empreendimento. A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins. Quanto aos meios, é bibliográfica, documental e estudo de caso de natureza quali-qualitativa. O estudo evidenciou que existem ações isoladas como uma tentativa de aproximação junto aos colaboradores. No entanto, não há um esforço orquestrado no resort para a implementação de um plano de endomarketing. Ademais, o estudo constatou pontos positivos e negativos em relação a comunicação interna e gestão de pessoas. A partir destes resultados propôs-se um plano de endomarketing, estruturado com base no posicionamento dos colaboradores e alinhado com a missão, visão, objetivos e valores da organização.