OS AZULEJOS DE PORTINARI E ATHOS BULCÃO COMO ELEMENTOS ORNAMENTAIS DA ARQUITETURA MODERNISTA NO BRASIL
Resumo
O azulejo, como material de revestimento, percorre a arquitetura brasileira desde as suas origens. Diante de suas virtudes funcionais e estéticas, se fizeram presentes de maneira efetiva no decorrer de nossa história. Seja por suas qualidades de ambiência ou pela proposta estética, seu uso tornou-se prolongado no âmbito da arquitetura brasileira. Este trabalho visa contribuir, academicamente, dentro da temática Patrimônio Histórico Cultural investigando o papel dos painéis de azulejos como elementos ornamentais da arquitetura moderna brasileira. Baseando-se em referenciais teóricos e estudo de campo, pretende-se enfatizar os trabalhos desenvolvidos pelos artistas Portinari, por meio do estudo dos azulejos do Palácio Capanema RJ e da Igreja de São Francisco na Pampulha BH, MG e Athos Bulcão, na Cidade de Brasília DF. Os painéis de azulejo são parte integrante do acervo cultural brasileiro e, portanto, merecem ser destacados como objetos patrimoniais. Seu valor vai além da simples estética, ele compõe, agregado à arquitetura, uma rica manifestação que surge de maneira popular e resurge no período moderno por meio da ação dos vanguardistas letrados. Sendo assim, a proposta de pesquisa visa salientar essa manifestação dentro do contexto da arquitetura moderna brasileira, resgatando suas origens, evolução e atual estado de conservação. Perante um processo de globalização mundial e banalização da cultura, o entendimento do papel do azulejo na arquitetura brasileira pode auxiliar na preservação desse bem, que é patrimônio nacional, e evitar que essa memória se perca.