O ENSINO DA ARQUITETURA DO BRASIL

Autores

  • Cássia Rafaela Brum Souza

Resumo

O trabalho apresenta o início do ensino de Arquitetura no Brasil, sua contextualização histórica, fases e processos até os dias atuais, paralelamente constituídos por fatores econômicos. Revela o crescimento expressivo dos cursos de Arquitetura pelo país, e analisa a qualidade do ensino e os fatores que contribuem para o mesmo, apontando através da apresentação de dados a atuação de profissionais na docência, área cada vez mais procurada por arquitetos que trabalham de forma autônoma. Apresenta dois focos de ensino: o disciplinar e o universitário. Sendo o disciplinar focado no ensino pragmático, baseado em teorias, fundamentos e transmissão de informações e o universitário que inclui no ensino disciplinas acadêmicas integrantes de outras áreas de ensino universitário para a formação do estudante de arquitetura e inserção do mesmo na cultura universitária. Seguindo com conclusões de como os profissionais de arquitetura devem agregar mais valor ao futuro com sua produção arquitetônica, utilizando o ensino de arquitetura e a educação que apóia e dá à luz ao futuro da profissão como forma de provar que ela tem sua relevância para tal feito.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Sociais e Humanidades