THÊMA ET SCIENTIA, A REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE ASSIS GURGACZ, EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO
Resumo
O lançamento da Revista Thêma et Scientia[1], ocorrido no encerramento da Semana Pedagógica, que reuniu todos os professores da Faculdade Assis Gurgacz, sua direção e mantenedora, consolidou a proposta deste periódico – configurar-se como um instrumento de disseminação das produções científicas desenvolvidas na instituição e para além dela. Na ocasião, o presidente da fundação mantenedora, Sr. Assis Gurgacz, falou sobre a importância da Revista e acenou para a possibilidade de publicações, futuramente, não apenas semestrais, mas com periodicidade trimestral.
Logo após a primeira edição, as intenções do grupo organizador - formado por docentes da FAG em parceria com professores pesquisadores de várias Universidades do Brasil - ecoaram na comunidade acadêmica interna e, também, externa e já estão explicitadas nesta segunda edição, com a publicação dos resultados de várias pesquisas de expressiva relevância, não só de professores desta instituição, como também pesquisas desenvolvidas por colegas vinculados a outras instituições de ensino superior.
Thêma et Sciencia está se constituindo em mais um espaço polifônico, no qual os autores dialogam com seus pares, em seus enredos de pesquisa; dialogam entre si, pela proposta da edição; dialogam com os leitores – alunos e professores - formando um circuito intersubjetivo. Essas diferentes possibilidades de diálogos podem gerar novos conhecimentos, novas problematizações, novos estudos, evidenciando o entrelaçamento da pesquisa e o ensino.
Nesta edição, mantém-se a proposta original da multidisciplinaridade. O periódico enuncia, dessa maneira, a imagem de um mosaico formado por diferentes linguagens, com áreas diversas voltadas para todos que ousam ensinar–pesquisando. Os artigos, produzidos por professores, evocam essa necessidade intrínseca à docência – para ensinar bem é preciso aprender continuamente; é preciso pesquisar, estudar e debater constantemente.
Na primeira seção, denominada Sociais e Humanidades são apresentados nove artigos que sublinham diferentes contextos. No primeiro, um professor pesquisador, do curso de Comunicação Social, versa sobre a imagem fotográfica como objeto de comunicação e linguagem democrática, que captura diferentes instantes. Para o pesquisador, uma imagem poderá gerar lembranças que farão o interlocutor não só resgatar a história, como também ressignificá-la; é a quebra e a transformação descontínua do tempo através de um instante capturado. Sobre imagens, história e memória, outros dois professores falam da pesquisa, ainda em andamento, que tem por objetivo investigar a relação da Arquitetura e Urbanismo e os processos identitários do Paraná – um panorama geral da história e a construção da paisagem moderna do estado. Também do curso de Arquitetura, dois professores pesquisadores abordam sobre a construção do cenário urbano brasileiro, com um resgate histórico do planejamento das cidades e sua relação com as políticas públicas.
Sobre um espaço mais específico, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da Região Oeste de Cascavel/PR, localizado em uma das regiões de maior índice de vulnerabilidade social do município, uma professora pesquisadora, também faz uma reflexão sobre políticas públicas, mas para explicitar as possibilidades e limites da prática profissional do Assistente Social no CRAS Oeste. Na sequência, um grupo de professores e pesquisadores expõe uma pesquisa realizada em uma casa transitória para menores – “Lar Pedacinho de Luz”. O grupo teve por objetivo identificar os aspectos emocionais que envolvem o programa de apadrinhamento afetivo e refletir sobre as variáveis emocionais, tais como a maturidade, a estabilidade emocional, a capacidade de criar vínculos e desligar-se destes, como possibilidades de uma maior adequação do processo.
Sobre aspectos emocionais, relacionados – porém - a questões jurídicas e à distinção cultural de gêneros, dois professores do curso de Direito relatam no artigo que os reflexos da violência psicológica e patrimonial sofridas pela mulher e, por consequência na liberdade de testar, mesmo contrariando os preceitos constitucionais e a legislação internacional, são plenamente aplicáveis. Ainda na área de direito, dois professores pesquisadores tecem considerações gerais acerca da liquidação de sentença, dando ênfase à liquidação no processo coletivo. Os professores apontam, no final do artigo para a possibilidade de reparação fluída no ordenamento jurídico brasileiro.
No oitavo artigo, o professor pesquisador faz uma análise sobre o marketing e sua relação com a psicologia para a compreensão do comportamento do consumidor. Também sobre comportamento, no último artigo da seção, quatro pesquisadores avaliam as variáveis que influenciam o comprometimento dos funcionários de uma empresa de Equipamentos Agrícolas e apresentam por fim sugestões coordenadas a sua melhoria; salientam o clima organizacional e o reconhecimento por parte dos diretores como fatores primordiais.
Na segunda área, configurada por Engenharias, Tecnologias e Gestão, são apresentados dois artigos. Em um deles, escrito por um professor pesquisador dos cursos das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica e de Telecomunicações, apresenta-se a análise de degradação introduzida pelo filtro interpolado no cancelador de eco híbrido FIR-IFIR. No outro, do professor do curso de Engenharia de Controle e Automação, são apresentadas e analisadas as principais características, vantagens e limitações dos estimadores de estado distribuídos; são também apresentadas considerações relevantes ao desenvolvimento de algoritmos de estimação baseado no mapeamento de processos aleatórios espacialmente distribuídos.
A terceira seção da Revista é construída com seis artigos das áreas da Saúde e Biológicas. O primeiro, escrito por um grupo de pesquisadoras do curso de Fonoaudiologia, aborda aspectos sobre algumas dificuldades no aprendizado da leitura, com uma pesquisa realizada em escolas públicas do município de Matelândia-Pr.
O segundo artigo é o resultado de uma pesquisa realizada por professores/pesquisadores do curso de Fisioterapia sobre a amputação transtibial e a protetização de pacientes amputados. Na análise, destaca-se a protetização como um processo individualizado, cuja adaptação pode ser influenciada por fatores pessoais ou por características estruturais da prótese. Em outro artigo, escrito por pesquisadores do curso de Enfermagem, expõem-se o tratamento de paciente com traumatismo craniano e hematoma parietal, com evidência no método SAE – sistematização da assistência de enfermagem, com análise de internamento em Hospital Escola, na cidade de Cascavel-Pr.
Também da área da saúde, no quarto artigo expõe-se o diálogo entre as áreas de psicologia e educação física; professoras pesquisadoras destas áreas apresentam um estudo sobre atenção e ansiedade no contexto do esporte, com aplicação de testes e análise do desempenho de atletas num jogo de handebol.
Na mesma seção, são apresentados mais dois artigos. No primeiro, escrito por duas professoras/pesquisadoras da área de Ciências Biológicas, são evidenciados os efeitos das isoflavonas do leite de soja na concentração hormonal ovariana de ratos Wistar fêmeas. No segundo, as duas pesquisadoras apresentam uma análise microbiológica de carne bovina in natura, comercializada em supermercados de Cascavel-Pr.
A quarta e última seção, denominada Meio Ambiente e Agrárias, é constituída por três artigos. Um deles, escrito por duas pesquisadoras também da área de Ciências biológicas, apresenta uma pesquisa realizada no cativeiro conservacionista da FAG, sobre o diagnóstico de possíveis focos de contaminação por parasitas em Ramphastideos. Outro, escrito por dois pesquisadores da área de Biológicas e Gestão Ambiental, traz os resultados de uma pesquisa sobre a preservação e utilização de moluscicidas naturais para combater a infestação de caramujos na criação de tilápias. O artigo que encerra a seção e a revista é escrito por dois pesquisadores biólogos com a apresentação de uma pesquisa sobre os efeitos provocados pela aplicação de óxido de ferro, de silício e de magnésio em plantas de milho.
Todos os artigos expostos na revista foram selecionados, não só pelos critérios metódicos, mas também pela relevância das contribuições para a comunidade acadêmica e para a sociedade.
Para a concretização desta revista, houve, com efeito, a participação de vários pares. É importante destacar o trabalho dos membros dos conselhos consultivo e editorial; também do coordenador de estrutura da FAG, Éder Baltasar Liesch, pelo assessoramento junto à parte gráfica; do publicitário Mark Reginatto, pela expressiva criação da capa da primeira e também desta edição. De maneira especial, aos autores pesquisadores.
Vale ressaltar, por fim, o apoio incondicional da diretora administrativa da FAG, Sra. Jaqueline Gurgacz Ferreira, para a criação e organização deste projeto – Thêma et Scientia.
[1] Thêma – do grego: argumento, proposta, assunto; Scientia – do latim: conhecimento sistemático. Ao nominar o periódico, o grupo evidencia, pelas heranças linguísticas greco-latinas, o que todas as pesquisas têm em comum – a delimitação de um tema. Para pesquisar, o autor tem sempre uma problematização, mas essencialmente tem um tema, a partir do qual organiza sua metodologia, desenvolve seu trabalho e pode publicar os resultados.