EM SUA QUARTA EDIÇÃO, THÊMA ET SCIENTIA , A REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA FACULDADE ASSIS GURGACZ

Autores

  • Eduardo Miguel Prata Madureira
  • Patrícia Barth Radaelli

Resumo

Francis Bacon[1], ensaísta inglês do séc. XVII, considerado pela crítica como o autor do primeiro esboço racional de uma metodologia científica, acreditava que a leitura e a escrita tornam o homem completo, dando-lhe prontidão e exatidão. Considerava ainda, o filósofo, que o intuito da leitura não era o de contradizer e acreditar, mas sim o de ponderar e considerar. É com esse objetivo que a Thêma et Scientia, revista científica multidisciplinar da Faculdade Assis Gurgacz, busca, mais uma vez, contribuir com a divulgação da informação científica e a formação do espírito crítico em seus leitores.

As pesquisas publicadas nessa edição demonstram as contribuições de pesquisadores da academia e seus orientandos, em diferentes áreas do conhecimento que para uma melhor organização de leitura foram concentradas nas seguintes seções: 1 Sociais e humanidades; 2 Engenharias, tecnologias e gestão; 3 Saúde e biológicas; 4 Meio ambiente e agrárias.

A primeira seção da revista - Sociais e humanidades – conta com oito artigos que discutem, além de assuntos jurídicos, os conteúdos cobrados em provas de vestibulares das universidades públicas, o parasitismo social, a importância da pesquisa científica na formação médica, a produção de projetos em arquitetura, o perfil dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional, e as migrações pendulares de alunos do ensino superior.

No primeiro artigo, abordam-se as desigualdades jurídicas entre a união estável e o casamento no direito sucessório. O egresso do curso de direito considera que mesmo com toda a controvérsia a respeito do assunto, fica evidente que o art. 1.790 do Código Civil fere a constituição não tratando de forma semelhante a união estável e o casamento.

O segundo artigo, escrito por pesquisador e Promotor de Justiça do Estado do Paraná, trata dos poderes do Juiz quanto à tutela do mínimo existencial. O artigo demonstra a evolução do papel do Juiz, que passou a ter uma ação mais importante na integração das leis e normas jurídicas.

A aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação nas provas de Biologia de concursos vestibulares nas instituições públicas de ensino do Estado do Paraná é a preocupação levantada pelo terceiro artigo da revista. Os pesquisadores biólogos concluem que mesmo com a influência que a mídia exerce na delimitação dos temas, as DCNs constituem-se de pontos norteadores das provas.

Um Juiz de Direito Paranaense, pesquisador e autor do quarto artigo dessa edição, discute em seu trabalho as razões que levaram o Médico e Intelectual Sergipano, Manoel Bomfim, a permanecer no ostracismo científico por muitas décadas. Para o autor, isso se deu em razão da dissonância entre o pensamento do intelectual e a opinião predominante no que tange ao imperialismo estrangeiro na América latina.

O quinto artigo versa sobre a importância da pesquisa científica na formação do profissional médico. Escrito por uma acadêmica do curso de Medicina e sua orientadora, pesquisadora na área de Educação, apresentam dados históricos sobre a pesquisa científica no Brasil, tendo por base a Lei de Bases e Diretrizes da Educação Nacional. Abordam ainda pontos cruciais sobre a estrutura da gestão da saúde no Brasil.

Os pesquisadores e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo tratam das questões relacionadas à relação criação/produção de projetos arquitetônicos. Na primeira parte do artigo, são defendidos os significados e abordagens de um projeto arquitetônico, para num segundo momento abordar a disciplina específica do desenho arquitetônico e sua importância no exercício profissional do arquiteto. 

O perfil e o estilo de vida dos estudantes do PROEJA foi o tema escolhido pelos pesquisadores para o sétimo artigo da revista. Chegam à conclusão que se fazem necessários o acompanhamento e aconselhamento pedagógico dos jovens que integram esse programa, principalmente no quesito qualidade e estilo de vida, visando propiciar ao estudante uma melhoria contínua de sua condição social.

A migração pendular é o tema do último artigo dessa seção. Os pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE estudam os descolamentos que fazem, diariamente, jovens pela busca do diploma universitário. Ao conhecer a realidade dos alunos de uma IES, considerações acerca da Migração Pendular são feitas. Ressalta-se a importância desse fenômeno para as regiões que atraem esses estudantes.

A segunda seção desta edição, que trata da temática Engenharia, Tecnologia e Gestão, apresenta dois artigos. No primeiro é abordada a questão do laboratório virtual como instrumento didático no ensino de sistemas, uma vez que consegue simular com riqueza de detalhes o ambiente a ser estudado. No segundo, os pesquisadores discorrem sobre a utilização das normas de segurança em unidades armazenadoras de grãos na Cidade de Cascavel/PR (NR-33), visando à minimização de acidentes como explosões nesses ambientes.

A seção intitulada Saúde e Biológicas conta com nove artigos que esmiúçam problemas de pesquisa como: a utilização da multimistura como alimento alternativo; a padronização de medicamentos sólidos num hospital; principais drogas que resultam em doenças da tireoide; a frequência e o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos de bactérias isoladas em diferentes amostras; a rejeição e compatibilidade HLA; o desenvolvimento do autoconhecimento e da assertividade na terapia analítica comportamental; a pílula do dia seguinte como uma alternativa segura; a correlação entre o teste de caminhada com dados antropométricos em mulheres idosas; e a utilização do rastreamento e o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional.

No primeiro artigo desta área, as Pesquisadoras abordam a multimistura fornecida pela Pastoral da Criança da Igreja Católica como sendo um importante agente no combate à desnutrição infantil. Os autores concluem que mesmo sendo inclusivas as pesquisas realizadas no sentido de comprovar a eficácia da multimistura no combate à desnutrição, a população carente a utiliza por falta de informação e opção.

A padronização do uso de medicamentos sólidos via sonda nasoenteral é o tema do artigo desenvolvido pelas pesquisadoras da IES. Esse procedimento apresenta como problemática os constantes entupimentos dos canais para a introdução da medicação, bem como a incompatibilidade entre os fármacos utilizados e os nutrientes. Concluem que, via conscientização, é possível a padronização, o que beneficiaria os pacientes envolvidos, garantindo um melhor tratamento e uma recuperação mais rápida.

As pesquisadoras da área da saúde abordam no décimo terceiro artigo da revista as principais drogas que resultam em doenças da tireoide. A utilização de certos medicamentos por prolongado período de tempo é uma das causas desse problema. Ao fazer o acompanhamento do funcionamento da tireoide durante a utilização desses medicamentos, pode-se diminuir o risco de surgimento dessas doenças.

No décimo quarto artigo, os pesquisadores da área de Ciências Farmacêuticas abordam sobre a importância da investigação laboratorial para a confirmação do processo infeccioso, bem como qual a frequência e perfil da sensibilidade aos antimicrobianos de bactérias isoladas de diferentes amostras clínicas, num laboratório privado.

Os pesquisadores das áreas de Biomedicina e Farmácia discutem, no décimo quinto artigo, a questão dos transplantes de órgãos e tecidos e a rejeição e compatibilidade do HLA (Antígenos Leococitários Humanos), que foi de suma importância para auxiliar nos estudos de compatibilidade imunológica dos tecidos e órgãos transplantados.

As psicólogas, autoras do artigo “O Desenvolvimento do Autoconhecimento e da Assertividade na Terapia Analítica Comportamental”, abordam a descrição de um caso clínico de uma adolescente que apresentou falta de habilidades sociais nas relações interpessoais. Foram utilizados os princípios da Terapia Analítica Comportamental para o acompanhamento do caso, que apresentou como resultado o aprendizado do autoconhecimento.

A Pílula do Dia Seguinte é apresentada pelos pesquisadores da área de Ciências Farmacêuticas, como uma alternativa segura no décimo sétimo artigo da revista. É demonstrado que a utilização deste fármaco por jovens preocupa os profissionais da saúde em virtude da falta de orientação para o seu correto uso.

O décimo oitavo artigo da revista apresenta os dados coletados pelos Pesquisadores Fisioterapeutas no que diz respeito à correlação do teste de caminhada de seis minutos com os dados antropométricos de mulheres idosas. Os autores consideram que, embora a obesidade seja um fator de risco para a mortalidade, essa modalidade é pouco estudada entre os idosos.

Os pesquisadores das áreas da Biomedicina e Farmácia apresentam os dados de seu trabalho que aborda a problemática do Diabetes Mellitus Gestacional como sendo um distúrbio metabólico caracterizado por intolerância à glicose, o que aumenta o risco de mortalidade. O artigo apresenta um resgate de literatura, bem como as últimas atualizações científicas sobre o tema.

A última seção da revista, dedicada ao Meio Ambiente e Ciências Agrárias contempla o artigo das pesquisadoras de Ciências Farmacêuticas, que tratam da droga Arnica Brasileira e seus principais princípios ativos. A análise fitoquímica dos componentes ativos, segundo as pesquisadoras, identificou substâncias de comprovada ação farmacológica como saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides.

Ressaltamos, por fim, que os conteúdos de cada artigo publicado são de inteira responsabilidade de seus autores. A estes, nossos sinceros agradecimentos pela socialização de suas pesquisas científicas.

É imprescindível destacarmos também os agradecimentos aos membros dos conselhos consultivo e editorial da Revista por contribuírem com suas sugestões de revisão e adequação dos artigos e, de forma especial, agradecemos, ainda, aos Diretores da Faculdade Assis Gurgacz, pelo total apoio na materialização deste periódico, Sra. Jaqueline Aparecida Gurgacz Ferreira, Prof. Sérgio de Angelis e Prof. Afonso Cavalheiro Neto.

Por fim, convidamos nossos interlocutores ao exercício proposto por Francis Bacon; uma leitura crítica constituída de ponderações e considerações.


[1] BACON, Francis. Of Studies. In The Essays. Londres: Oxford United Press, 1930. 269 p. 

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Apresentação