OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM PROVAS DE VESTIBULARES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO PARANÁ SÃO CONDIZENTES COM AS DIRETRIZES CURRICULARES DO MEC?
Resumo
Dentro dos processos da educação brasileira, o ensino médio tem uma grande importância e deve deixar de ser visto como uma preparação para o vestibular; passar a ser um complemento do ensino fundamental, quando os conhecimentos são aprofundados e noções mais críticas são formadas, gerando assim a possibilidade de prosseguimento nos estudos. Nesse trabalho, buscou-se verificar se conteúdos estruturantes de biologia das diretrizes estão sendo devidamente cobrados nas provas de vestibulares das universidades do Paraná. Foram analisadas as provas de2002 a2010 da UEL, UEM, UFPR, UEPG, UNIOESTE e UNICENTRO. Executou-se a leitura e a interpretação das questões, com a realização da classificação nas quatro áreas estruturantes das diretrizes, sendo elas: Organizações dos seres vivos, Mecanismos Fisiológicos, Biodiversidade, e Manipulação Genética. Pode-se perceber a influência que a mídia causa na estrutura das questões dos vestibulares nas universidades analisadas neste trabalho. Também se notou um grande número de questões na área de Mecanismos Fisiológicos, sendo que a maior média global está nesta mesma área estruturante. Pode-se concluir que os conteúdos estruturantes de biologia das Diretrizes Curriculares do MEC estão sendo devidamente cobrados nas provas de vestibulares das universidades públicas do Paraná.