EDUCAÇÃO CONTÁBIL BRASILEIRA: REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Resumo
Desde a criação do curso de Ciências Contábeis no ano de 1945, verifica-se um crescimento na criação dos cursos, naturalmente, causado pela necessidade de qualificar o profissional da contabilidade. Devido ao crescimento dos cursos de contabilidade, nas últimas décadas, o presente trabalho tem por objetivo verificar a qualidade dos cursos de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior. A pesquisa tem cunho bibliográfico com abordagem quantitativa, pois teve como base a verificação de trabalhos científicos, livros e reportagens já publicados sobre a qualidade do ensino contábil no Brasil, onde foram explorados os dados relativos ao crescimento do número de cursos, oferta de matrículas e a qualidade da formação dos docentes. Para Niyama (2010, p. 15), a contabilidade é uma ciência social aplicada, fortemente influenciada no ambiente em que atua. Sendo a “linguagem dos negócios”, é utilizada pelos agentes econômicos que buscam informações para avaliação dos riscos e oportunidades. Desta afirmação, depreende-se a importância da formação deste profissional, desde a graduação e principalmente, nas qualificações Stricto Sensu, logo é de grande valia a reflexão sobre a qualidade do ensino nos curso de contabilidade nas entidades do ensino superior do Brasil.