ANÁLISE DO DESEMPENHO EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS IMPRESSAS
Resumo
O aprendizado da leitura é um processo dinâmico sem intercorrências significativas, porém para muitas crianças, evidenciam-se dificuldades principalmente no nível da identificação das palavras impressas. Objetivo: verificar o desempenho de alunos do 2º ano de escolas públicas municipais em tarefas que envolvem as habilidades em CF e na identificação de pseudopalavras bem como a relação entre ambas as habilidades. Metodologia: Pesquisa exploratória de campo com 72 alunos da rede pública de duas escolas municipais de Matelândia - PR. Para verificar o desempenho nas habilidades em Consciência Fonológica foi utilizado o Protocolo CONFIAS – Consciência Fonológica. Para verificação do nível de escrita foi utilizado o protocolo de Ferreiro e Teberosky e para a identificação de palavras impressas, foi aplicado o Protocolo de Avaliação dos Processos Cognitivos envolvidos na Leitura. Resultados: Na avaliação das habilidades em CF, a maioria das crianças apresentou resultados compatíveis com o esperado nas tarefas silábicas (87,5%) e nas tarefas fonêmicas (90,3%). Na identificação de pseudopalavras, as crianças apresentaram um desempenho que variou de 33 a 50%. Na análise comparativa entre identificação de pseudopalavras e desempenho em CF, foi evidenciada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental dos níveis silábico e fonêmico. Conclusão: o desempenho na identificação de pseudopalavras apresentou uma relação estatisticamente significativa com o desempenho nas habilidades em CF na comparação entre grupos demonstrando que a habilidade para analisar a estrutura sonora da fala tem estreita relação com a capacidade para identificar as palavras impressas quando as mesmas ainda não estão no léxico mental.