TRANSFORMANDO TEORIA EM AÇÃO NA VISÃO DOS COLABORADORES

OS PILARES DA ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Claudio Chiusoli Unicentro
  • Thalia Ribeiro
  • Rafaela da Silva Silveira
  • Igor Machado

Palavras-chave:

Teorias Administrativas, Colaborador, Empreendedor

Resumo

O estudo explora a evolução das teorias administrativas em organizações, com foco na gestão de pessoas e práticas de gestão da perspectiva dos colaboradores. O objetivo é analisar as principais teorias administrativas em sua aplicação na prática empresarial na perspectiva dos colaboradores. Na fundamentação teórica, são destacadas a teoria estruturalista, a teoria humanista, a teoria comportamental e a teoria de contingência. Foram realizadas 100 entrevistas com colaboradores por meio de correio eletrônico (Google Forms). Como principais achados, tem-se que cada colaborador tem sua função definida (78%); a organização se preocupa com os colaboradores (80%); há avaliações constantes sobre as necessidades e motivações dos colaboradores (77%); há incentivo e o aprendizado contínuo os colaboradores (89%); regras claras e organizadas funcione da melhor forma (77%); no ambiente de trabalho os colaboradores se sintam valorizados (77%); há incentivo da colaboração em equipe no ambiente de trabalho (81%); gestor treinado para cada situação alcança os melhores resultados para a organização (83%). As descobertas revelam que uma maioria significativa de colaboradores sente que seus papéis são definidos, valorizados e apoiados em um ambiente de trabalho colaborativo, enfatizando a importância da gestão eficaz de pessoas e a necessidade de aplicação adaptativa de teorias administrativas para promover uma cultura organizacional positiva.

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Publicado

2025-09-12

Edição

Seção

Sociais e Humanidades