ENSINO FOCADO NO APRIMORAMENTO DO DESEMPENHO AVALIATIVO

MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS EM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Solange Irene Smolarek Dias FAG
  • Sirlei Maria Oldoni
  • Renata Esser Sousa
  • Afonso Cavalheiro Neto

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino superior. , Metodologia ativa. , peer instruction, ENADE

Resumo

Este estudo analisa as mudanças metodológicas e curriculares implementadas no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Assis Gurgacz (CAUFAG), motivadas pelos conceitos insatisfatórios obtidos no ENADE de 2017 e 2019. Diante da permanência do conceito 2 em ambos os ciclos, a instituição promoveu uma profunda reformulação pedagógica entre 2020 e 2023, ancorada em diagnósticos institucionais, reestruturação curricular e capacitação docente. A adoção da metodologia ativa Peer Instruction, combinada à aplicação sistemática de simulados no padrão ENADE, foi fundamental para familiarizar os discentes com a lógica avaliativa do exame. A organização curricular por núcleos temáticos, a interdisciplinaridade e a valorização de práticas pedagógicas colaborativas reforçaram o engajamento discente e a coerência formativa. As estratégias também incluíram oficinas de capacitação para docentes na elaboração de itens avaliativos, bem como o uso experimental de inteligência artificial para a geração de questões. O impacto das intervenções foi medido pela expressiva ascensão do conceito contínuo do curso, de 1,8906 (2019) para 3,97998 (2023), culminando na obtenção do conceito 5. A análise comparativa nacional e regional posicionou o CAUFAG entre os melhores cursos do Brasil, sendo o único da Região Oeste do Paraná a alcançar tal resultado. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental, evidencia a efetividade de políticas acadêmicas planejadas e articuladas, propondo um modelo replicável de transformação institucional com foco na excelência educacional.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Edição

Seção

Sociais e Humanidades