ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS
UMA PESQUISA-AÇÃO NA FEIRA DO TEATRO DE CASCAVEL/PR
Palavras-chave:
Agricultura familiar, feiras livres, mercados digitaisResumo
A agricultura familiar tem participação significativa na econômia do País e produz 70% dos alimentos que compôem a cesta básica dos brasileiros. Deste modo, este artigo teve como objetivo geral propor uma estratégia de divulgação digital por meio do desenvolvimento de um site para exposição dos produtos vendidos pelos agricultores familiares da feira municipal de Cascavel-PR. Em relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, exploratória do tipo pesquisa-ação, em relação aos seus resultados, se trata de um estudo qualitativo. Os resultados do estudo constataram várias dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares da feira municipal, dentre elas, a queda nas vendas de até 70%, evidenciando a necessidade de uma nova forma de comercialização dos produtos, para que as consequências da pandemia sejam minimizadas. Tanto os agricultores quanto os consumidores acreditam que a estratégia do site pode os auxiliar, principalmente, neste momento pandêmico. Em relação ao site, destaca-se entre os consumidores, as necessidades/expectativas de facilidade de uso, comodidade e informações sobre os produtos. Pode-se concluir que a pandemia COVID-19 refletiu negativamente na renda dos agricultores familiares da feira municipal, revelando a necessidade da execução de ações para melhorar esse cenário, o que torna o momento oportuno para a inserção dos agricultores familiares nos mercados digitais