AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE A INSERÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DESDE O INÍCIO DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Natalia Magagnin Silva
  • Mariana da Silva Possobon
  • Matheus Zago
  • Luciana Osório Cavalli

Palavras-chave:

Atenção Primária, Medicina, Ciclo Básico

Resumo

A inserção do estudante de medicina do ciclo básico na Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para aprendizagem prática, bem como para adquirir conhecimento acerca do Sistema Único de Saúde (SUS). A presente pesquisa trata de uma avaliação direcionada aos estudantes dos primeiros quatro períodos de medicina da Fundação Assis Gurgacz (FAG). Assim, tal avaliação se deu por meio de questionário, onde dispunha de perguntas para saber a opinião dos estudantes a respeito da inserção na APS, as atividades realizadas e ainda, sobre seus conhecimentos teóricos aprendidos na disciplina de Programa de Aprendizagem Saúde e Sociedade (PASS). Dessa forma, foi possível verificar a satisfação dos estudantes com a oportunidade de observar a prática da medicina desde o início da graduação, bem como foi compreendido que os alunos possuem grande conhecimento teórico sobre APS e SUS, tornando-os aptos para realização de atividades práticas. Entretanto, o resultado da pesquisa revela uma insatisfação geral quanto a aplicação das atividades, pois os alunos julgam a inserção na APS muito observacional e questionam suas capacidades em pôr em prática seus conhecimentos teóricos. Com isso, um treinamento direcionado aos profissionais que recebem os estudantes poderia ser realizado, possibilitando aos estudantes atuar em pequenas atividades supervisionadas. Assim, o estudante poderia entender que sua inserção precoce na APS é não apenas observacional, mas prática também e a sobrecarga de trabalho sobre os profissionais de saúde poderia até ser reduzida, com essa divisão de funções.

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Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

Saúde e Biológicas