A FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA

Autores

  • Janaina Rosa Arruda
  • Giancarla bombonato

Palavras-chave:

Leitura, neurociência, leitura profunda

Resumo

Como nos formamos leitores? Essa é uma pergunta que faz parte de minhas pesquisas há 10 anos. Partindo da individualidade de cada um, sabemos que essa formação pode sofrer influências das mais diversas, a começar pela família, pela escola, pelos grupos de afinidades, não existe um padrão, existem histórias por trás de cada homem. Por essa razão, as perguntas motivadoras desse estudo são: Depois de adultos, podemos continuar a nos formar leitores? A ampliar nossa competência leitora? Essa pesquisa versa sobre um recorte específico dentro do vasto universo da leitura, trata-se de uma experimentação que busca fazer uso da neurociência e de suas relações com a tecnologia para o ensino da leitura. Grande parte da contribuição da neurociência nessa pesquisa é resultado dos estudos realizados por Stalislas Dehaene na obra “Os neurônios da leitura”. Não apenas o aspecto científico é utilizado nessa pesquisa, como também contribuições de teorias associadas à prática docente da pesquisadora Maryanne Wolf em sua obra “O cérebro no mundo digital”, que estabelece uma conexão entre leitura e tecnologia. Assim, o objetivo geral é analisar a relação da a relação da leitura com a tecnologia.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Sociais e Humanidades