SCREENING DOS SINTOMAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO OESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
adultos, universitários, sintomatologiaResumo
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta, geralmente, durante a infância, no entanto, há um crescente número de casos de indivíduos com sintomatologia desse transtorno se manifestando ou sendo diagnosticados na fase adulta. Esse estudo fez um levantamento dos sintomas considerados como o tripé do TDAH (desatenção, hiperatividade e impulsividade) nos acadêmicos, a partir de um questionário, ASRS-18, e para a análise e correlação dos dados utilizou-se o Power Bi. Participaram 366 estudantes e foi realizado um levantamento quanto a prevalência dos principais sintomas do TDAH, correlacionando com o curso de graduação, idade, uso de medicamento psiquiátrico e diagnóstico prévio de TDAH. Observou-se que os cursos das engenharias e das ciências agrárias se manifestaram com uma prevalência dos sintomas de desatenção e os cursos de ciências da saúde e ciências humanas e sociais manifestaram os sintomas de hiperatividade e impulsividade. Quanto a faixa etária, os mais jovens, entre 17 e 19 anos, se mostraram sofrer mais com os sintomas de desatenção, enquanto os alunos de 40 a 44 anos apresentaram uma prevalência dos sintomas de hiperatividade. A população que já havia obtido diagnóstico do transtorno foram 39 alunos, dentre esses, 74,3% fazem tratamento psiquiátrico. Concluiu-se que o levantamento dessa sintomatologia é indispensável quando se pensa em vida acadêmica e futuro profissional, dado que o conhecimento é o ponto de partida para a mudança de comportamento e de rendimento do estudante.