LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA IMIGRANTES

Autores

  • Ana Caroline Rataiczyk
  • Adriana da Silva Boeira

Palavras-chave:

Imigrantes. , Língua Portuguesa. , Língua de acolhimento. , Ensino e aprendizagem.

Resumo

Os estudos relacionados à Língua Portuguesa têm apresentado significativas contribuições para o ensino e aprendizado de estrangeiros que chegam ao Brasil diariamente. Apesar disso, é importante ressaltar que essa temática ainda carece de maior atenção no campo de estudos e pesquisas, de forma a ampliar o panorama de formação acadêmico-profissional e de ensino de Português como Língua Estrangeira, suprindo a escassez de recursos, metodologias e meios de avaliação adequados para melhor atender a esses estudantes. Este artigo tem como objetivo abordar novas estratégias de ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento a imigrantes, no intuito de contribuir com o desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais e interculturais desses indivíduos. Para isso, são abordados conceitos como língua, cultura, sociedade e imigração a partir do que é proposto por Cuche (2002), Pesavento (2002), Bagno (2002) e Zamberlan et al. (2014). Este estudo está relacionado aos teóricos da Sociolinguística nos estudos de Labov ([1976] 2006), Calvet (2002) e Bagno (2002, 2012) e da Competência Comunicativa. Procura-se, assim, demonstrar a relação desses conceitos. Com essa finalidade, será retratado sobre como essas teorias são propostas à educação e incorporadas ao ensino e à aprendizagem da língua, sendo visível no desenvolver metodológico do professor e na realização da linguagem pelos alunos que se apresentam em situação de imersão linguística e cultural. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico.

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Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Sociais e Humanidades