A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA SENSORIAL NOS ESPAÇOS COMERCIAIS
Resumo
O presente artigo dá continuidade as pesquisas já elaboradas por Wichoski e Oldoni (2022a e 2022b) — inseridas na linha de pesquisa Arquitetura e Urbanismo (AU) do grupo Teoria da Arquitetura (TAR). Além disso, apresenta a forma como as sensações e percepções do ser humano são despertadas dentro do ambiente em que se encontra — com foco na arquitetura comercial —, afetando diretamente o seu comportamento. Como problema norteador, indagou-se como a arquitetura da New Batel é percebida pelos sentidos dos usuários. Essa problematização admite que os espaços comerciais se preocupam com as sensações e sentidos dos usuários, permitindo que cada um faça uma leitura diferente de acordo com o meio em que está inserido, assim, cria-se uma conexão, ou não, com o ambiente. Quando os sistemas perceptivos são estimulados na New Batel, a experiência do usuário melhora, pois é formada uma atmosfera sensorial de bem-estar. O estudo foi desenvolvido mediante fontes bibliográficas, e as reflexões fundamentam-se nos conceitos de arquitetura e urbanismo, de arquitetura comercial, de arquitetura sensorial e dos sentidos humanos. A compreensão dos sentidos, na arquitetura comercial, possibilita o entendimento de como eles são aplicados nos espaços. Em vista disso, o presente artigo apresenta as características que tornam um ambiente comercial em espaço sensorial, demonstrando a importância da arquitetura no desempenho e no bem-estar físico e psicológico das pessoas.