ARQUITETURA DA IMAGEM

EFEITOS DA PRESENÇA DA ARQUITETURA EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Autores

  • Gustavo Libardoni
  • Sirlei Maria Oldoni

Resumo

Este artigo dá continuidade as pesquisas já elaboradas por Libardoni e Oldoni (2022a, e 2022b) e está vinculado à linha
de pesquisa de Arquitetura e Urbanismo e ao grupo de pesquisa Estudos e Discussões de Arquitetura e Urbanismo do
Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. O tema escolhido corresponde à presença da arquitetura em diferentes
formas de produções audiovisuais, com foco em filmes, séries de televisão e jogos eletrônicos. O estudo foi fundamentado
no método indutivo, na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso. Assim, buscou-se responder aos seguintes
questionamentos: É possível que a arquitetura seja popularizada a partir das produções audiovisuais? Quais são as
produções mais lembradas pelas pessoas quando as relacionam à arquitetura? A hipótese formulada é de que a
representação arquitetônica nesses meios, com papel de destaque ou não, pode gerar interesse no público e fazer com que
o tema seja popularizado. Além disso, os filmes A Origem (2010), Parasita (2019), a série Game of Thrones (2011-2019)
e a franquia de jogos Assassin’s Creed (2007) podem ser possivelmente os mais fáceis de serem lembrados. Para atingir
esse objetivo, conceituou-se imaginário e imagem, além de sua relação com a arquitetura e com a contextualização dos
processos históricos da representação arquitetônica, da produção cinematográfica e dos videogames. Os correlatos
selecionados e os dados obtidos com a aplicação de um questionário colaboraram para as conclusões do estudo, assim
comprovando parcialmente a hipótese inicial, o que mostra que é possível que a arquitetura seja popularizada pelas mídias
audiovisuais, porém, nem todas as produções escolhidas são as mais lembradas pelo público.

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Publicado

2023-11-21