ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA:

DA LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DOCENTE À SALA DE AULA

Autores

  • Paulo Fachin
  • Suzana Ceccato Casagrande

Resumo

O ensino de língua portuguesa como língua materna em nosso país incentiva e promove muitas discussões envolvendo acordos e desacordos entre alunos, professores e pesquisadores da área de Letras, constituindo em um espaço com muita relevância para pesquisas que discutem sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre os aspectos relevantes e as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de língua portuguesa como língua materna e os reflexos deste trabalho (de formação) na sala de aula da Educação Básica. O estágio supervisionado é um componente/uma unidade curricular obrigatório/a nos cursos de licenciatura em Letras e as possibilidades de encaminhamento das atividades refletem significativamente na preparação do docente de língua portuguesa para todos os níveis de ensino. Segundo Gusso (2010), o ensino de língua portuguesa passou a integrar os currículos em nosso país apenas no final do século XIX, buscando levar o aprendiz a reconhecer tão somente as regras da gramática normativa. Porém, em nossa contemporaneidade, o ensino de língua materna parte de situações do dia a dia prestigiando o trabalho com os gêneros textuais. Refletiremos, também, sobre os fundamentos teóricos que tratam do estágio supervisionado como prática pedagógica para o ensino e a aprendizagem da oralidade, escrita e leitura, oportunizando a promoção dos níveis de letramento dos indivíduos.

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Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Sociais e Humanidades