ESPAÇO REAL E ESPAÇO VIRTUAL: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS DA ARQUITETURA NA CONCEPÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS
Resumo
RESUMO
O tema desta pesquisa volta-se para a arquitetura aplicada ao Design de Jogos Virtuais e procura responder à pergunta:
Qual a importância do arquiteto na concepção de jogos virtuais? Como proposta de hipótese a ser debatida teoricamente,
propõe-se que o espaço virtual é semelhante ao espaço real em conceitos e percepções, e, nesse sentido, um profissional
de arquitetura inserido na produção de jogos virtuais pode propor características ao ambiente que proporcionem bem
estar, atenção, adrenalina, calmaria, medo, entre outros elementos que colaboram com a interação do jogador com o
espaço de maneira mais dinâmica e esteticamente agradável. Como base para a verificação do espaço arquitetônico, do
ambiente urbano e das percepções nos jogos virtuais, diversas bibliografias da arquitetura foram exploradas, tais como
Lynch (1960), Neves (2017), Pallasmaa (2011), Rossi (2001) e Zevi (1996), dentre outros. As abordagens selecionadas
para a análise são dois jogos, sendo eles: Grand Theft Auto e Assassin’s Creed. A análise está calcada na perspectiva
dedutiva, pelo método de tabulação para a síntese e organização das ideias analisadas dentro do modo qualitativo. Além
disso, são realizadas revisões de bibliografia e pesquisa básica. Desta análise resultou a constatação da hipótese inicial de
que a presença de um profissional arquiteto é indispensável na criação de jogos virtuais com viés realista.
PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura. Ambiente urbano. Jogos virtuais. Design de jogos.