EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NAS GRADUAÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL

Autores

  • PIACENTINI,Rafael Venturin1JORGE, Gabriela Bandeira2MENEGHATTI , Marcelo Roger

Resumo

RESUMO
O objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento sobre o ensino de empreendedorismo e gestão nos cursos de
Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Tal estudo foi desenvolvido de modo quantitativo a partir de um senso avaliando
todos os cursos de arquitetura registrados e ativos no Ministério da Educação e Cultura – MEC. Os dados foram coletados
por meio da análise das grades curriculares, sendo consideradas apenas as encontradas por meios oficiais e institucionais.
Posteriormente foi avaliada a natureza das instituições (pública ou privada), a modalidade dos cursos (presencial ou a
distância), além do estado da instituição e as disciplinas de formação empreendedora – empreendedorismo, gestão,
administração e similares. Entre os principais resultados observou-se que 44,90% dos cursos avaliados oferecem algum
tipo de formação empreendedora a seus alunos, aonde esse percentual chega a 88,23% quando avaliado conjuntamente a
outras disciplinas de conhecimento gerencial. Outro resultado relevante é que a maior oferta de ensino do
empreendedorismo se concentra nos cursos de instituições de ensino privadas. Ressalta-se que este estudo contribui como
base teórica e de dados para pesquisas sobre o ensino de empreendedorismo, principalmente nos cursos de Arquitetura e
Urbanismo. Ainda contribui como um alerta para novas perspectivas sobre o ensino de empreendedorismo nas Instituições
de Ensino Superior.
PALAVRAS-CHAVE: Educação empreendedora. Formação empreendedora. Empreender

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Publicado

2023-11-21