O DESFRALDE COMO OBJETO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autores

  • Eliza Brito Freiberger de Moraes
  • Elaine Cristina De Barros Veronese
  • Tiago Arcanjo Orben
  • Tatiana Peres de Assis Maia Centro Universitário Assis Gurgacz

Palavras-chave:

Desfralde, Educação infantil, Pedagogia

Resumo

O resultado da desinformação sobre a evolução das práticas educativas é sempre desastroso e o efeito disto comumente se expressa em professores despreparados e alunos se sentindo inadequados. Essa dinâmica é facilmente percebida nos ambientes escolares quanto à forma como alguns profissionais conduzem o momento de desfralde das crianças, perpetuando-se práticas ultrapassadas e comprovadamente prejudiciais. Tudo isso torna urgente a necessidade de se rever qual é a relevância dada ao tema dentro dos cursos de formação de professores que atuam na Educação Infantil. Verificou-se, por meio de questionário, que estudantes de Pedagogia sentem necessidade de estudar melhor o tema e que muitos ainda não diferenciam os métodos que envolvem o desfralde, o que simboliza um caso de desinformação sobre um tema tão importante para o desenvolvimento infantil.

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Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Sociais e Humanidades