LEVANTAMENTO DO RATREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2021

Autores

  • Ricardo Paganin Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Luciana Osório Cavalli Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Rubens Griep Centro Universitário Assis Gurgacz

Palavras-chave:

SISCOLO. , Colpocipatológico. , Prevenção. , Epidemiologia.

Resumo

As mulheres podem ser afetadas por diversas doenças, dentre elas pode-se destacar o câncer do colo do útero - CCU. O CCU é uma patologia que possui diversos fatores de risco, dentre eles destaca-se a infecção pelo Papilomavírus Humano – HPV, porém quando o diagnóstico ocorre de maneira precoce, as chances de cura são maiores, assim como os meios para isso tendem a ser menos invasivos. Esse trabalho teve o objetivo geral de levantar os dados sobre o rastreamento do câncer do colo do útero no município de Cascavel – PR entre os anos de 2017 e 2021, levantar o número de exames de rastreio do câncer do colo do útero realizados pelo sistema público de saúde e identificar os diagnósticos realizados a partir dos exames. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado o SISCOLO, um sistema público de consulta dos dados relacionados aos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, além disso, foram utilizados gráficos para ilustrar a pesquisa realizada. Com a pesquisa pode-se observar que entre os anos de 2017 e 2021 foram realizados pelo SUS 97.822 exames de citologia cérvico-vagina em Cascavel – PR, dos quais 80,18% resultaram em alterações benignas de inflamação e 0,02% para carcinoma epidermóide invasor, além disso, verificou-se que durante o período de pandemia da COVID-19 houve uma redução de 52,08% na realização de citologias comparando os exames realizados em no ano de 2019 com os exames realizados no ano de 2020. Observou-se então a importância da Atenção Primária à Saúde – APS, na realização do rastreio do câncer do colo do útero na cidade de Cascavel-PR e o impacto da pandemia da COVID-19 na realização dos exames de rastreio do câncer do colo do útero.

Biografia do Autor

Ricardo Paganin, Centro Universitário Assis Gurgacz

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura - PPGEA, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017-2019). Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Assis Gurgacz (2014), possui Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Faculdade Assis Gurgacz (2015). Atualmente é docente da Faculdade Assis Gurgacz nas disciplinas de Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Hidráulica, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Estruturas Metálicas, Técnicas Especiais em Construção Civil e Engenharia de Avaliações e Perícias. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto térmico, sistemas estruturais, manifestações patológicas, sistemas hidráulicos, recursos hídricos e sustentabilidade.

Luciana Osório Cavalli, Centro Universitário Assis Gurgacz

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), mestrado em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Atualmente é médica generalista do Centro Especializado em Doenças Infecto Parasitárias, Supervisora programa mais médicos do Ministério da Educação e professor especialista do Centro Universitário Assis Gurgacz.

Rubens Griep, Centro Universitário Assis Gurgacz

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2011); especialização em Enfermagem com Ênfase em Centro Cirúrgico pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; especialização em Educação Profissional na Área da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá/ENSP/Fiocruz; especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela UNINTER; especialização em Gestão de Pessoas pela FACEAR; Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela ENSP/FIOCRUZ; Especialização em Direito Sanitário FIOCRUZ; mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como Enfermeiro Assistencial da Secretaria de Saúde de Cascavel; Enfermeiro Intervencionista/Aeromédico Rede Paraná Urgências da Secretaria de Estado da Saúde/10ª RS. Professor do Curso de Medicina da FAG; Professor convidado para os Cursos de Pós Graduação da Escola Estadual de Saúde Pública do Paraná, Fundação Assis Gurgacz (FAG), Universidade Paranaense (UNIPAR). Tem experiência na área gerencial e assistencial de Enfermagem, com ênfase em atenção primária em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de sistemas e serviços de saúde, atendimento pré-hospitalar móvel em suporte avançado de vidas, atendimento em unidades de emergência, informação em saúde, enfermagem e epidemiologia.

Downloads

Publicado

2024-03-06