TERAPIA ANTIRRETROVIRAL EM GESTANTE COM HIV E PROFILAXIA DA TRANSMISSÃO VERTICAL

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Terapia antirretroviral em gestante, HIV, TARV , transmissão vertical, estratégias para adesão do tratamento

Resumo

A infecção por HIV é considerada um problema de saúde pública com destaque à transmissão materno-infantil. Ocorre quando a mãe infectada não concretiza as ações profiláticas necessárias podendo transmitir o vírus no ciclo gravídico-puerperal. O presente trabalho teve como objetivo compreender a terapia antirretroviral do HIV em gestante, as estratégias para a correta adesão ao tratamento, bem como as causas da transmissão vertical do HIV. A metodologia empregada foi a revisão Integrativa, com artigos completos descritos em português e inglês, nos últimos cinco anos, disponíveis nas bases de dado SciELO, CAPES e BVS. Foram construídos três eixos temáticos que envolveram: a terapia antirretroviral para gestantes com menos efeitos colaterais; estratégias usadas para adesão ao tratamento pela gestante; medidas eficazes para reduzir a taxa de transmissão vertical. O estudo demonstrou a importância da prevenção da transmissão vertical do HIV quanto ao uso dos fármacos antirretrovirais, quanto aos fatores obstétricos e demais medidas de proteção. Também confirmou a relevância do aconselhamento e da informação sobre as medidas preventivas, no sentido de contribuir para que as gestantes soropositivas tenham adesão ao tratamento diminuindo assim a taxa de transmissão vertical no pré-natal, no trabalho de parto ou puerpério.

Biografia do Autor

Olivia de Souza Cleto, Faculdades Pequeno Príncipe

Biomédica e Farmacêutica– Graduada pelas Faculdades Pequeno Príncipe. 

Leandro Rozin, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente de Saúde Coletiva e Epidemiologia Curitiba, PR - Brasil.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Bacharel em Direito, Mestre e Doutora em Sociologia pela UFPR, Docente de Graduação e do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba, PR - Brasil.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLOGICAS pela Universidade Federal do Paraná (1974), especialização em Ecologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1975), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora da graduação da Faculdades Pequeno Príncipe, membro de corpo editorial da Vida (CESCAGE). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe e professora do programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino na Ciência da Saúde. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular e Histologia. Atua principalmente nos seguintes temas: endotélio, trofoblasto e cultivo celular.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Edição

Seção

Saúde e Biológicas