GESTÃO DE QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO PLANETREE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO
Palavras-chave:
Educação Permanente, Acreditação Planetária, Gestão da Qualidade, Pesquisa descritiva-exploratória e qualitativaResumo
A gestão da qualidade com ênfase na certificação da humanização tem a estratégia de treinar profissionais de saúde para focar nas necessidades dos pacientes. Este trabalho teve como objetivo oferecer estratégias para a implementação do Programa de Gestão da Qualidade Planetree em um Hospital Pediátrico através do programa de educação permanente dos profissionais de saúde. A metodologia utilizada foi descritiva, exploratória e qualitativa. Foram realizadas visitas técnicas e análises documentais para verificar as melhores práticas pedagógicas encontradas na literatura e na prática de um Hospital de Referência. O Hospital Filantrópico de São Paulo utilizou uma plataforma virtual com trilhas de aprendizagem, grupos focais e rodadas de conversa que incluíram 100% dos funcionários. Assim, foi observado: Uso de metodologia ativa e inovadora; Implementação do Ambiente Virtual e Ações à Distância; Compromisso Organizacional e de Liderança; Relacionar as neurociências, os pilares da educação e as dimensões do Planetree; Criação de níveis de aprendizagem Institucional, Profissional, Setorial e Individual. A educação permanente é a principal estratégia para o engajamento e formação de profissionais de saúde. Para incorporar conceitos de humanização, as estratégias pedagógicas devem estar focadas na aprendizagem holística e eficiente, transformando os profissionais de saúde no protagonista de sua aprendizagem.