EDUCAÇÃO PSICOMOTORA COMO PRÁTICA DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR PARA A FENILCETONÚRIA

Autores

  • Queli Ghilardi Cancian
  • Ricardo da Cruz Monsores
  • Vilmar Malacarne

Resumo

Todos os dias nascem crianças portadoras de algum tipo de deficiência, as quais não podem ser abandonadas a própria sorte. Essas mesmas crianças enfrentam, diariamente, uma luta contra o preconceito e as próprias limitações. Com base no entendimento que a criança, com deficiência, tem o direito de receber educação apropriada, a qual atenda as especificidades da deficiência, contribuindo no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, a psicomotricidade assume um papel de extrema relevância no desenvolvimento e na inclusão da criança com deficiência. Envolto nesta questão, o objetivo deste texto é apontar os benefícios das práticas psicomotoras para o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual, além de um olhar panorâmico para a Fenilcetonúria, sinalizando como um alerta para o “teste do pezinho”, como um importante instrumento de prevenção. A pesquisa foi de cunho bibliográfico-descritiva, efetivada pela construção de um arcabouço de dados extraídos de leis, teses, dissertações, artigos e livros contidos nas principais bases de dados on-line. Os resultados são apresentados em uma breve síntese, enfatizando o avanço nas leis de inclusão da pessoa com deficiência, assim como um apontamento dos principais benefícios da prática psicomotora na inclusão e no desenvolvimento da criança com deficiência intelectual, reforçando o destaque do “teste do pezinho”, como método precoce da identificação da doença Fenilcetonúria

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Publicado

2021-12-02

Edição

Seção

Saúde e Biológicas