AVALIAÇÃO PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DOS ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES NO PRONTO-SOCORRO
Palavras-chave:
Educação Médica, Estágio Médico, Pronto-SocorroResumo
Durante toda a graduação de medicina, os estudantes são estimulados a participar de atividades extracurriculares, destacando-se os estágios. Neles, os acadêmicos atuam em atividades práticas, reforçando os conhecimentos teóricos obtidos durante a formação médica. Sendo o estágio extracurricular em pronto-socorro um dos mais buscados, torna-se válido analisar qual a percepção dos acadêmicos acerca deles. Assim, realizou-se um estudo de delineamento descritivo transversal com abordagem quantitativa, através de um questionário, com recolhimento de dados entre fevereiro e março de 2021. Foram obtidas 79 respostas válidas e 92% dos participantes tiveram o estágio extracurricular em pronto-socorro proporcionado por meio de ligas acadêmicas. A maioria dos estudantes assinalou como aspectos positivos dos estágios a vivência de experiências práticas, seguida de ganho de conhecimento. As atuais diretrizes curriculares do curso de medicina prezam por uma formação do médico generalista com uma postura humanística, crítica e reflexiva, adotando-se um modelo pedagógico no qual o aluno tem papel ativo no seu processo de formação. As atividades extracurriculares exercem papel fundamental no auxílio aos acadêmicos a adquirirem tais características em sua formação. A maioria dos estudantes consideram como válidas as atividades extracurriculares, apesar de existirem algumas dificuldades na realização dos estágios, como falta de conhecimento prático e teórico; falta de supervisão de preceptores; grande demanda de pacientes; medo de errar e causar danos; e carga horária excessiva. Por outro lado, apontaram como benefícios a autoconfiança; auxílio na escolha da especialidade médica; ganho e reforço de conhecimentos; simulação da realidade da profissão; e vivência de experiências práticas.