ADIÇÃO DIETÉTICA DO ÓLEO DE COCO PARA CÃES COM SINAIS COMPATÍVEIS COM SÍNDROME DA DISFUNÇÃO COGNITIVA – DADOS PRELIMINARES

Autores

  • Raquel de Fátima Ferreira Egressa do Centro Universitário FAG Médica Veterinária autônoma
  • Allyne Stallnam Bessani Proprietária da Bioanimal Farmácia de Manipulação Veteirnária
  • José Ademar Villanova Jr Professor do Programa de Pós Graduação - Stricto Sensu em Ciência Animal na PUCPR Curitiba.
  • Michelly Kheidy Borges Battisti PUCPR https://orcid.org/0000-0001-8513-6481

Palavras-chave:

Antioxidante, Cão, Déficit Cognitivo, Demência, Neuroprotetor, Nutracêutico

Resumo

Os cuidados dos tutores com seus animais de estimação têm elevado as expectativas de vida deles, levando ao surgimento de diagnósticos de doenças ligadas à senilidade, como a síndrome da disfunção cognitiva canina (SDCC). Esta síndrome neurodegenerativa que se caracteriza pela queda progressiva da capacidade cognitiva dos cães, causa déficits de aprendizado, memória, percepção espacial, e alterações no sono e de interação social. Os alimentos contêm nutrientes com propriedades que vão além da nutrição, dentre eles, o óleo de coco possui propriedades antioxidantes que atuam como protetores contra o envelhecimento neural. O presente trabalho teve por objetivo analisar o efeito da adição dietética do óleo de coco durante 30 dias em pacientes com sinais compatíveis com disfunção cognitiva canina. Foram selecionados 12 cães com idade igual ou superior a oito anos com diagnóstico clínico de SDCC. Os cães foram submetidos a um experimento duplo-cego, no qual seis animais receberam suplementação dietética diária com óleo de coco (Grupo Teste) e seis receberam placebo (Grupo Controle), pelo período de 30 dias. Todos os cães foram submetidos a provas de função cognitiva no dia anterior ao início do tratamento, dia zero, e no final, dia 31. Os tempos de realização de cada exercício cognitivo foram compilados e posteriormente submetidos a avaliação estatística com aplicação do teste t de comparação de médias. Os dados coletados demonstraram que a adição dietética do óleo de coco por um período de 30 dias não produziu piora, nem melhora significativa nos animais tratados. Estudos futuros com maior tempo de administração e número de animais permitirão a obtenção de dados mais robustos a fim de verificar ou refutar a eficácia do óleo de coco como neuroprotetor adjuvante da manutenção da capacidade cognitiva de cães.

Biografia do Autor

Raquel de Fátima Ferreira, Egressa do Centro Universitário FAG Médica Veterinária autônoma

Raquel de Fátima Ferreira é médica veterinária no município de Toledo. Cursou Medicina Veterinária da FAG, tendo conquistado o bacharelado em janeiro de 2020. Foi uma aluna destaque em sua turma.

Allyne Stallnam Bessani, Proprietária da Bioanimal Farmácia de Manipulação Veteirnária

Farmacêutica especialista em manipulação de fármacos para medicina veterinária
Foi professora de Farmacologia I e II no Centro Universitário FAG

José Ademar Villanova Jr, Professor do Programa de Pós Graduação - Stricto Sensu em Ciência Animal na PUCPR Curitiba.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (1999), no ano seguinte, na mesma Instituição, realizou especialização sob forma de Residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Animais de Companhia. Em 2002, concluiu mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-JABOTICABAL). No ano de 2004, concluiu especialização em Bioética na PUCPR. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa em Patologia Geral e Comparada - PUCPR e é pesquisador do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPR; membro da ABNV (Associação Brasileira de Neurologia Veterinária) e da AOVET (Arbeitsgemeinschaft für osteosynthesefragen). Tem experiência em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, atuando principalmente nas seguintes áreas: neurologia, ortopedia e terapia celular.

Michelly Kheidy Borges Battisti, PUCPR

Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Paranaense (2001), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2012). Doutoranda do Programa de Ciência Animal na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde desenvolve pesquisas na área de neurociências e neurologia clínica veterinária. Exerceu docência na PUCPR nas áreas de Anatomia Veterinária, Clínica Cirúrgica e Patologia Cirúrgica (graduação) e clínica médica e cirúrgica no Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária da PuCPR (Lato Sensu) (2013 a 2019) do qual foi coordenadora no período 2018/2019. Exerceu docência no Centro Universitário FAG nas áreas de fisiologia geral veterinária e Clínica Cirúrgica II (de 2014 a 2020). Na mesma instituição, ministrou ainda as disciplinas de Farmacologia Veterinária, Terapêutica Veterinária e Fisiologia dos Animais Domésticos. Para além da formação profissional na veterinária, possui formação humana e cristã católica e participa ativamente como palestrante e encontros de formação cristã para jovens e adultos. Principais áreas de atuação e pesquisa: clínica cirúrgica de animais de companhia, neurologia veterinária. Áreas de interesse: clínica médica de cães e gatos, cirurgia e neurociências. Possui habilidade com público, já tendo atuado como produtora e âncora de programa de rádio voltado à formação cristã e ao entretenimento com qualidade formativa na rádio Evangelizar, Curitiba/PR, durante os anos de 2007 e 2008.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Meio Ambiente e Agrárias