FATORES ASSOCIADOS À AUTOEFICÁCIA, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DISLÉXICOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os estudos empíricos que investigam os fatores associados à autoeficácia, ansiedade e depressão em estudantes disléxicos, baseando-se nas diretrizes PRISMA. Consultaram-se as bases de dados PubMed, Medline, PsycNET e Scopus, entre os anos de 2005 a 2021. Foram analisadas 241 produções, de modo que o corpus final de análise foi constituído por 12 estudos. Os resultados indicaram que houve associações positivas entre autoestima, habilidades de vida, competências acadêmicas, habilidades sociais e motivação, como preditores para uma elevada autoeficácia em estudantes disléxicos, o que pode levar a maiores níveis de bem-estar psicológico. Cumpre ressaltar, que a baixa autoeficácia está associada às dificuldades acadêmicas, baixa autoestima e a presença de sintomas ansiosos e depressivos. Além disso, evidenciou-se associações negativas entre a baixa autoestima, ansiedade e depressão tanto nos estudantes disléxicos quanto nos alunos com transtorno específico da aprendizagem. Conclui-se que o fortalecimento da autoeficácia se afigura como um importante mecanismo de enfrentamento para os sintomas ansiosos e depressivos em estudantes disléxicos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE. Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor orientador, docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha.

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Publicado

2021-12-02

Edição

Seção

Sociais e Humanidades