O USO DA ESTATÍSTICA NA IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO E CULTURAL DOS INGRESSANTES DE AGRONOMIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.

Autores

Resumo

Estudar o perfil sócio econômico e cultural de estudantes do ensino superior tem sido uma das formas de conhecer esses alunos e evitar uma evasão destes. Por conta disso, essa pesquisa tem por objetivo identificar a realidade sócia, econômica e cultural, dos estudantes do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus de Parauapebas (UFRA). Coletaram-se informações de 38 dos 40 alunos matriculados no primeiro semestre do curso do ano de 2020. Identificou-se que a média de idade dos ingressantes no curso de agronomia é de 22 anos e muitos são oriundos de outras cidades e até de estados, e diferentemente de outras regiões brasileiras, uma característica do curso da UFRA-Parauapebas, é que a maioria dos alunos são mulheres. Verifica-se também o precário acesso desses alunos a recursos que podem facilitar o seu rendimento no curso, além disso, um dado preocupante é relação a sintomas psicológicos sofridos, pois uma boa parcela desses alunos sofre de algum sintoma psicológico, o que pode afetar diretamente em uma possível evasão do curso.

Biografia do Autor

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Leonidas Pompeu Velloso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Atualmente é Professor de Magistério Superior na Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Política e Economia Agroflorestal,anteriormente era Técnico em Gestão Ambiental/Analista Ambiental - Secretaria de Estado de Meio Ambiente-PA. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agronomia,Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (NUMA-UFPA), Mestre em gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia(NUMA-UFPA) Doutor em Economia (PPGE-UFPA),possui Licenciatura em Física Pelo Instituto Fedral de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará.

Melquias de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia

Downloads

Publicado

2021-12-02

Edição

Seção

Sociais e Humanidades