A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA SOBRE OSCE NA IES
Resumo
O ensino tradicional em medicina baseia-se, desde 1910, no modelo proposto por Flexner, onde o professor tem o papel de ser o responsável pela transmissão do conhecimento. Esse modelo está desatualizado, assim como a forma tradicional de avaliação de competências clínicas, que não obedece à avaliação de habilidades pelos critérios atuais. Harden e Gleeson, em 1975, criaram o OSCE (Structured Objective Clinical Examination) para avaliar habilidades clínicas, sendo um "padrão ouro". Tendo em vista que os fisioterapeutas são avaliados por meio de sua prática clínica, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos estudantes de fisioterapia sobre o uso do OSCE e compará-la com a percepção da avaliação tradicional. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, exploratória e descritiva, com base no Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre e Lefevre (2005) por meio do software Shynpx. Dezoito participantes de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Paraná foram avaliados por meio de entrevista semiestruturada com 5 questões abertas, transcritas e agrupadas para formar o Discurso Coletivo dos Sujeitos. Os resultados mostraram uma percepção positiva dos alunos sobre o OSCE, mas fatores como medo, ansiedade e pressão excessiva dificultaram seu desempenho. Os alunos não perceberam diferenças entre a avaliação tradicional e um OSCE, porém perceberam que o OSCE é válido para ser incluído como forma de avaliação de habilidades clínicas.