A INFLUÊNCIA DA INTEGRALIDADE COMO PRINCÍPIO DOUTRINÁRIO DA POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO PARA A SAÚDE, NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FISIOTERAPEUTA

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Resumo

Introdução: no Brasil, o termo integralidade é um dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido pela Constituição Federal de 1988. A integralidade é um conjunto de ações que visam a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na saúde, com garantia de acesso aos diferentes níveis de complexidade e propõe um modelo assistencial pautado no indivíduo, na família e na comunidade. Métodos: com o objetivo de verificar o conceito de integralidade nas mudanças do processo de ensino-aprendizagem do profissional fisioterapeuta, realizou-se a revisão de literatura. Resultados: foram incluídos na revisão, estudos com texto completo, no idioma português, publicados no período de 2000 a 2019, sendo excluídos editoriais, teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso publicados fora do período estabelecido e que não trataram do tema proposto. Os dados referentes ao objeto de estudo, estão disponibilizados em forma de texto com o total de 10 artigos, para a análise e discussão. Conclusão: o estudo evidenciou a necessidade de mudanças pedagógicas e estratégias que possibilitem a inserção do conceito de  integralidade desde o início do processo de aprendizagem na graduação e que essas estratégias sejam adequadas com a necessidade da população.

Biografia do Autor

Marcelo Taglietti, Centro Universitário FAG

Docente do Colegiado de Fisioterapia.

Dartel Ferrari de Lima, UNIOESTE

Docente do Colegiado de Educação Física.

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Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Saúde e Biológicas